O Arouca não perdia há oito jogos no campeonato.
No jogo de abertura da 30ª jornada da I Liga, o Rio Ave venceu o Arouca por uma bola a zero e colocou um ponto final na série de invencibilidade da equipa de Armando Evangelista.
Em detrimento da lesão do central João Basso, o treinador dos arouquenses foi forçado a mexer na equipa e fez entrar o inglês Opoku para o lugar do capitão.
A primeira oportunidade do jogo até foi do Arouca, mas, a jogar em casa, o Rio Ave foi tomando conta das rédeas do jogo e acabou por ser, ao longo dos noventa minutos, a melhor equipa em campo.
Aos 43 da primeira parte, o árbitro Marco Baixinho marcou penálti a favor dos vilacondenses, por considerar (e bem) falta de Tiago Esgaio sobre Hernâni. Mas na baliza do Arouca estava uma vez mais Arruabarrena, que adivinhou o lado e negou o golo ao próprio Hernâni que foi chamado a bater.
É a terceira grande penalidade que o guarda-redes uruguaio defende em três jornadas consecutivas.
Já no decorrer do segundo tempo, perto dos 69 minutos e quando o jogo atravessava uma fase menos boa, o mesmo Arruabarrena nada pode fazer quando o recém-entrado Paulo Vítor, disparou da quina da área um remate cruzado e fez o único golo da partida.
Com este resultado, o Rio Ave (que já tinha vencido em Arouca) regressa assim aos triunfos após 4 jogos sem vencer.
Já o Arouca, apesar da derrota irá permanecer confortavelmente no quinto lugar com 48 pontos, mais seis do que o Famalicão, que é sexto e que se desloca no domingo a Alvalade, para defrontar o Sporting.
FC Arouca: Arruabarrena; Tiago Esgaio, Quaresma, Opoku, Galovic; David Simão (c), Busquets, Sylla; Antony, Alan Ruiz, Rafa Mujica
Jogaram ainda: Lawal, Michel, Bruno Marques, Arsénio
Suplentes não utilizados: João Valido, Sema Velazquez, Pedro Moreira, Milovanov, Soro
Treinador: Armando Evangelista
Rio Ave: Jonathan; William, Aderllan, Pantalon; Costinha, Graça, Guga, Oudrhiri, Boateng, Fábio Ronaldo
Jogaram ainda: André Pereira, Vitor Gomes, Paulo Vitor, Samaris, Ukra
Suplentes não utlizados: Magrão, Baeza, Karse, Nobrega
Treinador: Luís Freire
Texto: Luís Teixeira