Está em curso a nova edição da Assembleia Municipal Jovem (AMJ), uma dinâmica de participação cívica direcionada aos jovens arouquenses que abrange os alunos do ensino secundário, dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz. O projeto arrancou com sessões de literacia política, que constituem a primeira de cinco fases, e nas quais é abordado o funcionamento do sistema político e a necessidade de envolvimento nos processos de decisão.
A segunda fase é o processo eleitoral com um calendário específico, e que culmina com a eleição de 21 jovens deputados/as municipais. Segue-se a terceira fase, que se traduz na construção de propostas e trabalho em equipa com os jovens eleitos, para identificação de problemas ou necessidades e de propostas de soluções, às quais se seguirá a sessão plenária da AMJ com apresentação, debate e votação das propostas (quarta fase). A visita à Assembleia da República, em Lisboa, para acompanhamento de uma sessão plenária é a quinta e última fase.
“Pretende-se que a AMJ seja um espaço de participação cívica, de diálogo e reflexão sobre diferentes matérias concelhias que dizem respeito à vida dos jovens, permitindo que estes possam expor e debater as suas ideias, proporcionando uma reflexão conjunta sobre o presente e o futuro, numa lógica de partilha e de busca conjunta por soluções que respondam às suas expectativas e necessidades”, afirma a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém.
A Assembleia Municipal Jovem é promovida pelo Município de Arouca, contando com os agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz como parceiros diretos, e com o apoio do Conselho Municipal de Juventude de Arouca.