Turismo

Património histórico

Aldeias tradicionais

Arouca tem um vasto conjunto de aldeias tradicionais devidamente identificadas, a maior parte delas localizadas no planalto da Freita e que dão pelos ancestrais nomes de Albergaria, Mizarela, Cabaços, Merujal, Castanheira e Cando em diferentes sítios do planalto; Tebilhão e Cabreiros, nas fraldas da serra. Ainda na direcção de Nascente e já fora da Freita, encontramos outras aldeias tradicionais como Drave e Regoufe, estas penduradas nas margens do rio Paiva. Porque não cabe neste trabalho o estudo aprofundado de cada uma das Aldeias em particular, assinalam-se as características comuns às aldeias referidas, salientando alguns particularismos que se apresentem relevantes.

Estas aldeias tradicionais que constituem o inestimável património arouquense, não raro adulterado por acção da aculturação fruto da emigração e a insensibilidade dos autores dos licenciamentos ou fiscalização autárquicas, são lugares cuja origem se perde nas brumas do tempo e constituíram-se como aglomerados urbanos, comuns a pessoas e aos animais que lhes garantiram o sustento, a que se acrescentam as eiras e espigueiros. Têm em comum o facto de serem circundadas por áreas agrícolas mais ou menos significativas, que ditavam a dimensão do núcleo habitacional, na medida em que eram a garantia do sustento dos habitantes de cada aldeia.

As construções são geralmente de um só piso que era compartilhado pelo proprietário e pelos animais que possuía. As paredes são maioritariamente em granito tosco, o material abundante na região. Na cobertura predomina a palha de colmo e a lousa de ardósia, marcando esta alguma diferenciação social, uma vez que não existe no local. O aglomerado populacional acompanha quase sempre a morfologia do terreno e está edificado lateralmente a um ou vários caminhos estruturantes da aldeia, consoante a sua dimensão. A aldeia de Regoufe assume algum particularismo, quer pela sua dimensão, quer pela morfologia do terreno íngreme, o que terá levado à construção de um primeiro piso para habitação dos animais e um segundo para a habitação de pessoas.

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica