Arouquenses terminam 2024 em último lugar
O inaugurar da última jornada deste ano civil trouxe um FC Arouca x Gil Vicente que surpreendeu tudo e todos: 1-1 foi o resultado final de uma partida pouco brilhante, apesar de muito combativa, e que chegou a ser interrompida por um nevoeiro muito denso.
Relativamente ao último encontro, Vasco Seabra promoveu a entrada de Marozau, em detrimento de Yalçin. Já Bruno Pinheiro manteve o mesmo onze que empatou a zeros contra o Sporting.
Dar nota prévia de que a fotografia habitual da equipa inicial que vai a jogo por parte do FCA contou com uma presença especial. À margem do 72º aniversário do clube no passado dia 25 de dezembro, o sr. Joaquim Alexandre, sócio nº1 do clube, juntou-se aos onze titulares e à mascote na fotografia.
No frio habitual desta época em Arouca, a partida arrancou com Nico Mantl a mostrar a sua elasticidade perante a primeira chance, protagonizada por Mboula ao terceiro minuto. Os arouquenses foram-se aquecendo e, através da sua referência central do ataque – Marozau – foram procurando o golo, mas sem a eficácia necessária para bater Andrew. A melhor oportunidade do avançado bielorrusso, com um remate cruzado em arco ao minuto 28, obrigou Andrew à defesa da noite, negando um golo quase certo.
Em boa verdade, o frio intenso que se fez sentir em terras de Santa Mafalda, aliado a um nevoeiro em crescente, congelou, desde o arranque o encontro, as salas de máquinas de ambas as equipas. Tanto FC Arouca como Gil Vicente apresentaram-se sólidos defensivamente, mas com inúmeras dificuldades, no meio campo, em fazer a bola chegar devidamente ao ataque, pelo que a primeira parte ficou marcada por inúmeras perdas e recuperações de bolas quase consecutivas nas tentativas de sair para o ataque. Principalmente nas zonas centrais, onde, apesar de ambas as equipas terem aí três homens, iam sendo zonas desocupadas, terras de ninguém.
No arranque do segundo tempo, o nevoeiro apareceu bastante denso, algo que ofuscou o jogar de ambas as equipas, que se apresentaram à imagem do primeiro tempo. Só após a hora de jogo é que se viu algo diferente e eficaz. Num lance marcado por bastante confusão, o cruzamento de Félix Correia num livre bateu em Loum e sobrou para Mory Gbane, que só teve de encostar.
O FC Arouca procurava iniciar um esboço de reação, mas, apesar do remate fortíssimo de Pedro Santos em cima do minuto 75, o nevoeiro arouquense regressou em força e obrigou à interrupção da partida. Esta durou quase meia hora e levou a que grande parte dos adeptos abandonasse o estádio. Aquando do regresso do jogo, os Lobos de Arouca mostraram-se aguerridos e conseguiram conquistar o empate. Chico Lamba lançou a bola para o ataque, Yalçin aproveitou um corte imperfeito de Mory Gbane e arrancou na direção da baliza, atirando a bola com força para o fundo das redes.
Até final, ambas as equipas jogaram apenas com o coração, mas a enorme vontade de ambas as partes não desfez o empate, num encontro em que as duas equipas estiveram globalmente bem distantes das suas melhores imagens. Com este resultado, ambas as equipas mantém-se nos mesmos postos da tabela classificativa, pelo que o FC Arouca termina o ano civil de 2024 no fundo da tabela, com apenas 12 pontos. Em 2025, os arouquenses vão começar o ano com uma deslocação ao Bessa, para defrontar o Boavista às 20h30 de 4 de janeiro, sábado, no último encontro da primeira volta da Liga.
Tempo de compensação: 0 minutos na primeira parte, 4 na segunda.
Espetadores: 1743
Suplentes Arouca:
Valido (GR), Quaresma, Popovic, A.Pinto, Danté (DF), Pablo.G, Fukui, (MD) Yalçin, Puche (AT)
Ficaram de fora Vitinho, Galovic, H.Araújo, P.Moreira (lesão), D.Simão (suspensão), M.Rocha, Busquets, Kouassi, Thiago (opção)
Suplentes Gil:
Brian.A (GR), Mutombo, Marvin, Buatu (DF), Fujimoto, Castillo, (MD), Cauê, Pablo, Tidjani (AV)
Substituições Arouca:
68 – Saíram Sylla e Loum, entraram Fukui e Pablo.G
72 – Saiu Marozau, entrou Fukui
78 – Saiu Weverson, entrou Puche
Substituições Gil:
72 – Saíram Aguirre e Kazu, entraram Cauê e Mutombo
90+1 – Saíram Mboula e Josué, entraram Pablo e Marvin
Arbitragem:
Cláudio Pereira, Tiago.C, Sérgio.J e Márcio.T. No VAR, Bruno Esteves e Rui. T
Disciplina Arouca:
–
Disciplina Gil:
Cartão amarelo a Cauê (81)
Texto: Simão Duarte
Foto: Pedro Fontes