O Partido Socialista apresentou, no passado dia 1 de julho, as listas candidatas à Câmara e Assembleia Municipal e as linhas chave do programa “Um Novo Compromisso. A Mesma Ambição”, que tem como candidata à presidência da Câmara a atual vice-presidente, Margarida Belém. A Praça Brandão de Vasconcelos foi o palco da cerimónia, que teve início com a atuação da cantora arouquense Magda Brandão.
Francisco Ferreira, líder da concelhia local do PS, abriu os discursos, destacando o crescimento e desenvolvimento de Arouca desde que o Partido Socialista assumiu a liderança do município, criticando algumas declarações da coligação PSD/CDS.
“Somos desenvolvimento. Arouca tinha menos de 40% de poder de compra médio nacional, há sensivelmente 25 anos, quando o Partido Socialista assumiu a liderança do Município. Hoje estamos acima dos 70%, ainda não estamos na média nacional, mas é inegável o caminho efetuado. Somos igualmente crescimento e dinamismo económico e regional, como o reconheceram os autarcas dos municípios da Associação Terras de Santa Maria, em reunião ocorrida no início do ano”, referiu.
Francisco Ferreira destacou ainda os números “significativamente baixos do desemprego” no município, bem como o “bom desempenho na área do turismo”. “É mais um reconhecimento, a juntar-se aos vários prémios que o município tem recebido, de modo muito particular, nestes últimos anos, ao aumento substancial de turistas e ao surgimento de um número significativo de novas unidades de alojamento e de restauração”.
Seguiu-se a intervenção de Artur Neves, cabeça de lista à Assembleia Municipal, que lembrou “o bom trabalho” feito em Arouca nos últimos anos, tanto na área do turismo, da educação, do ambiente, da saúde, da indústria, do desporto e da juventude, afirmando que “é fundamental continuar o mesmo rumo de desenvolvimento”.
O atual presidente da Câmara Municipal de Arouca, destacou ainda o trabalho realizado na área social, apoiando-se em dados da Área Metropolitana do Porto. “Somos o município que tem menor percentagem de famílias dependentes de rendimento social de inserção. Muitos acham que há muita pobreza em Arouca. Não é nada disso. Temos os melhores indicadores da Área Metropolitana do Porto. Socialmente, nós damos cartas”, referiu, enumerando diversas instituições do concelho que têm “apoiado os mais desprotegidos”.
Por sua vez, Margarida Belém, candidata à presidência da Câmara Municipal, corroborou o discurso de Artur Neves, comparando a Arouca de há 24 anos com a Arouca atual. “Há 24 anos, Arouca era um concelho resignado à sua geografia de município de interior, distante desse Portugal próspero que se construía no litoral e penalizado por uma rede viária débil e obsoleta. Hoje, somos município pujante e dinâmico, aberto ao País e ao Mundo, exemplo para municípios vários, numa geografia vista como adversa”. A candidata enfatizou o crescimento nas áreas da indústria, da educação, da ação social, ao nível do património natural e cultural, afirmando que “é um rumo a manter”, com o objetivo de elevar Arouca a “um novo patamar de desenvolvimento”.
A atual vice-presidente da Câmara Municipal divulgou ainda o seu programa eleitoral, “alicerçado em quatro eixos basilares: crescimento económico e industrial e geração de emprego; floresta, agricultura e turismo; ciência, educação e empreendedorismo, e desenvolvimento social”; tendo como principais objetivos “atrair investimento, captar turistas, fixar residentes; ordenar, revitalizar e rentabilizar o desenvolvimento agro-florestal; criar oportunidades para os jovens; aproximar as pessoas e consolidar o território como inclusivo e socialmente forte”.
A candidata explicou também as linhas de ação que pretende seguir em cada uma das áreas de intervenção, tendo em vista o desenvolvimento contínuo do concelho. “São estas as linhas que vão orientar a nossa ação. É este o compromisso com Arouca e com os Arouquenses. Um compromisso que exige uma liderança forte, próxima das pessoas, conhecedora dos seus anseios, sensível às suas necessidades, com um profundo e amplo conhecimento das dinâmicas do município e da gestão municipal, e sustentada numa equipa coesa, equilibrada e multidisciplinar”, concluiu.
Candidatos do PS à Câmara Municipal de Arouca
Margarida Belém
António Brandão Tavares
Fernanda Oliveira
Albino Cardoso
Filipa Noronha
Mário Brandão
Graça Pinho
Candidatos do PS à Assembleia Municipal (por ordem alfabética)
Artur Neves
Afonso Portugal
Alceu Moreira
Amélia Rodrigues
António Cruz
António Tavares
Carlos Esteves
Catarina Ribeiro
Custódio Pinho
Fátima Fonseca
Francisco Ferreira
Hélder Oliveira
Hugo Azevedo
Joana Brandão
Jorge Sousa
Mariza Almeida
Pedro Sousa
Regina Fontes
Rui Castro
Sandro Gomes
Sérgio Azevedo
Texto de Andreia Borges