Vários candidatos da Coligação Democrática Unitária – CDU Arouca – entre os quais a mandatária concelhia e os cabeças de lista à Assembleia Municipal de Arouca e à Câmara Municipal de Arouca, Deolinda Brandão, António Óscar Brandão e Francisco Gonçalves, respetivamente, associaram-se, no passado sábado, dia 8 de Julho, à já habitual limpeza do rio Urtigosa, em Rossas, ao longo da quase totalidade do percurso da concessão de pesca existente.
Para a CDU-Arouca a participação nesta iniciativa insere-se na pré-campanha autárquica e no propósito de chamar a atenção para temas, que pela sua problemática e/ou potencial para o futuro do concelho, mereçam destaque pela importância que encerram.
O concelho de Arouca é atravessado por importantes rios, do Paiva ao Paivó, do Arda ao Caima, e por um sem número de afluentes – rios, ribeiros e riachos – que estão longe de ter a atenção e a valorização que merecem, por parte dos poderes públicos.
A Urtiarda desenvolve, há quase duas décadas, longe dos holofotes “geoparqueanos”, uma importante atividade de sensibilização, limpeza e repovoamento do rio Urtigosa, estendendo a sua ação, também, no que se refere aos repovoamentos, a vários cursos de água do concelho.
Como foi possível constatar, atualmente a quantidade de lixo recolhido nestas campanhas é muito menor do que quando estas iniciativas de limpeza foram iniciadas. Outro elemento que foi possível confirmar no terreno foi a quantidade de peixe que hoje se encontra neste pequeno afluente do Arda. Sinal de que vale a pena. O que é necessário, afinal, é vontade política e/ou associativa para o fazer!
Este exemplo desta pequena associação da freguesia de Rossas remete-nos para uma pergunta: como estariam os rios de Arouca se a autarquia tivesse vontade política para os valorizar? CDU-Arouca