Cerca de três centenas de representantes de áreas protegidas e classificadas, oriundos de 36 países da Europa e do Brasil, estão em Arouca para a Conferência Anual da Federação EUROPARC, que tem início hoje, dia 6 e se estende até 10 de setembro, no território Montanhas Mágicas. Este evento internacional, que reúne especialistas nas temáticas do turismo sustentável, da gestão territorial e da conservação do ambiente, tem como mote o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
Várias personalidades internacionais já confirmaram a sua presença na Conferência, com destaque para Marina Silva, ex-Ministra do Ambiente dos governos brasileiros de Lula da Silva (entre 2003 e 2008), e cujo percurso na defesa da floresta da Amazónia lhe valeu a distinção da ONU de Embaixadora da Terra.
A Conferência EUROPARC – Montanhas Mágicas 2017 é uma iniciativa da Federação de Parques Naturais e Nacionais da Europa (EUROPARC), com sede em Regensburg (Alemanha). A organização está a cargo da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira, em colaboração com os seus parceiros locais.
Tema
“New voices, new visions, new values – for people and nature in Europe” (Novas vozes, novas visões, novos valores – para as pessoas e a natureza na Europa) é o tema da próxima Conferência EUROPARC, a realizar em Portugal, no território Montanhas Mágicas, de 6 a 10 de setembro de 2017. O tema deste ano procura dar continuidade à dimensão humana da conferância de 2016, “We are Parks” (Nós somos Parques), realizada na Suíça, tentando ir mais longe na definição das futuras áreas de trabalho dos Parques na Europa.
Local
A Conferência tem lugar no território de intervenção da ADRIMAG, promovido sob a marca “Montanhas Mágicas”, e que abrange os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. As Montanhas Mágicas são constituídas por quatro Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 (serras de Montemuro, Freita e Arada e os rios Paiva e Vouga) e um Geopark Global da UNESCO (Arouca Geopark). Em Arouca, os trabalhos decorrem no pavilhão multiusos da Escola Secundária e no Salão Nobre da Câmara Municipal.