COMUNICADO | A Feira das Colheitas, que arranca esta quinta-feira, mostra as potencialidades de um concelho que sabe preservar as suas raízes e tradições, afirma o candidato da coligação ‘Somos Arouca’ à Câmara Municipal, Fernando Mendes.
“Por estes dias reforçamos o nosso sentimento de pertença, numa autêntica ‘montra’ que reúne lavradores, criadores de gado, artesãos, doceiros e viticultores. Considerado o ponto alto da vida associativa do município, diríamos mesmo que este evento é a festa da nossa gente”, salienta.
Fernando Mendes sublinha a importância de serem implementadas políticas eficazes de apoio à agricultura, designadamente aos pequenos agricultores que têm dificuldades em escoarem os seus produtos.
“Estamos atentos a esta realidade e temos prevista uma série de medidas dirigidas ao sector, uma delas – já anunciada – será a criação de um programa específico de incentivo aos produtores de bovinos de raça arouquesa”, diz, acrescentando que “quem vive da terra, muitas vezes em precárias condições, não será esquecido”.
A Feira das Colheitas foi realizada pela primeira vez em 1944, mantendo-se com idênticas características ao longo de algumas décadas, durante as quais a população continuou essencialmente “amarrada” à agricultura.
A partir da década de 60, o evento entrou em declínio, já que o sector agrícola acabou por ser progressivamente entregue aos “braços mais cansados” – com o advento da guerra nas ex-colónias e a emigração em massa para França e outros países europeus, com o desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços.
A iniciativa volta nos nossos dias a ter um papel preponderante para a promoção do município, tendo diversificado as actividades e conseguido, desta forma, voltar a atrair visitantes de todo o País.
Fernando Mendes vai implementar pacote de medidas para sector agrícola: “Os agricultores podem contar comigo”
O candidato da coligação ‘Somos Arouca’ à Câmara Municipal, Fernando Mendes, assumiu esta quinta-feira que a agricultura tem de ser considerada um sector estratégico para o município, com um conjunto de políticas que não coloque de parte quem vive da terra.
“Arouca tem um forte pendor agrícola que não pode ser sucessivamente desvalorizado. Por isso, o nosso programa de ação contempla um pacote de medidas dirigidas ao sector. Os agricultores podem contar comigo”, disse.
Fernando Mendes falava à margem do Concurso Nacional da Raça Arouquesa, uma iniciativa promovida pela Cooperativa Agrícola de Arouca no âmbito do programa da Feira das Colheitas, a decorrer até ao próximo domingo. Aos produtores de bovinos de raça arouquesa ali presentes, o candidato dirigiu “uma palavra de incentivo e a certeza de que não serão esquecidos”, reafirmando que – caso seja eleito – será implementado um programa específico de incentivo à criação de gado tradicional.
Recorde-se que o plano – já gizado pela equipa multidisciplinar da candidatura da coligação ‘Somos Arouca’ – permitirá que os produtores recebem, por cada cria (nascida e registada no concelho), 75 euros. O incentivo integra ainda uma majoração de 125 euros por cada novilha que tenha atingido os 18 meses, destinada à reprodução.
Além deste apoio, contempla a dinamização de um festival gastronómico da raça arouquesa e a elaboração de um programa de pastorícia que contribuirá para melhor ordenamento do território e prevenção contra incêndios.
O pacote de medidas a executar prevê ainda estabelecer uma parceria entre o programa Arouca Agrícola e a Cooperativa Agrícola de Arouca, valorizando desta forma o projecto. Outras das iniciativas é a criação de infra-estruturas para a realização da Feira Agrícola (com melhores condições) e a adopção de uma bolsa de incentivo ao empreendedorismo jovem agrícola.
“Quem vive da terra, muitas vezes em precárias condições, tem de merecer mais atenção por parte da autarquia”, acrescentou Fernando Mendes.
Coligação ‘Somos Arouca’