A tomada de posse dos novos autarcas do município de Arouca está agendada para o próximo sábado, dia 14, pelas 17 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A cerimónia marca a entrada em funções dos dois órgãos autárquicos, sendo que um dos pontos de maior interesse se centrará na eleição do Presidente da Mesa da Assembleia Municipal. Artur Neves e Artur Miller irão submeter-se a sufrágio, cabendo a decisão aos vinte e um membros eleitos e às dezasseis inerências: os presidentes de Junta de Freguesia.
Face à contabilidade que foi dada pelos resultados eleitorais, a coligação ‘Somos Arouca’ está em vantagem, com mais um voto. No entanto a votação será uninominal e secreta, pelo que a expetativa se coloca até à contagem dos votos, numa situação similar à que aconteceu há quatro anos quando Carlos Esteves (PS) e Elísio Brandão (PSD) de defrontaram, ou mesmo há 12 entre Zeferino Brandão (PSD) e Armando Zola (PS). Nestas duas situações a vitória acabou por sorrir aos candidatos laranja por força da maioria que disponham naquele órgão.
No que diz respeito à Câmara Municipal tudo aponta que Margarida Belém nomeie como vice-presidente do Executivo, António Brandão Tavares.
Os eleitos para a Câmara
Margarida Belém (PS)
António Brandão Tavares (PS)
Fernanda Oliveira (PS)
Albino Cardoso (PS)
Fernando Mendes (PSD)
Vítor Carvalho (PSD)
Susana Melo (CDS-PP)
Os eleitos para a Assembleia Municipal
Artur Neves (PS)
Carlos Esteves (PS)
Regina Fontes (PS)
Afonso Portugal (PS)
António Cruz (PS)
Fátima Fonseca (PS)
Pedro Sousa (PS)
Rui Castro (PS)
Amélia Rodrigues PS)
Francisco Ferreira (PS)
António Tavares (PS)
Mariza Almeida (PS)
Artur Miller (PSD)
Óscar Brandão (PSD)
Alda Portugal (PSD)
Vítor Moreira (CDS-PP)
Luís Ferreira da Silva (PSD)
Rosa Portugal (PSD)
Rui Almeida (PSD)
Nuno Quintas (PSD)
Cristina Saavedra (PSD)