Teresa Sousa e Ângelo Campelo integraram o quadro social do Rotary Club de Arouca no dia em que Alberto Soares Carneiro, Governador do Distrito 1970, visitou o clube arouquense e ficou a conhecer duas empresas locais. Com 25 anos de existência, o clube aproveitou para homenagear companheiros fundadores.
No passado dia 26 de janeiro, o Governador do Distrito 1970, Alberto Soares Carneiro esteve reunido com o clube arouquense, para conhecer as suas dinâmicas e a sua agenda rotária para o ano de 2017-2018. A tarde começou com a visita à Avirecria e Britoflex, para conhecer o tecido empresarial local e dar a conhecer os ideais rotários aos empresários, e contou com a receção na Câmara Municipal de Arouca, pela presidente Margarida Belém.
“É excelente poder constatar que o Rotary Club de Arouca é acarinhado pela comunidade e visto como um parceiro valioso por parte da autarquia local. É sinal que estamos a cumprir o nosso desígnio e a fazer a diferença na vida das pessoas”, considerou Alberto Soares Carneiro, no seu discurso de balanço da jornada, durante o jantar. Para o Governador, o clube é um exemplo de superação das vicissitudes e de vitalidade, como pôde constatar no programa anual que lhe foi apresentado.
O clube arouquense está, neste momento, a auxiliar uma família com dificuldades económicas na remodelação da habitação, com vista a dotá-la de condições básicas de higiene e habitabilidade – projeto em parceria com a Câmara Municipal de Arouca – e a trabalhar no sentido de ser um dos clubes pioneiros na Comissão Interpaíses (que promovem a compreensão mundial e a paz) com uma ligação entre Portugal e a Turquia, onde farão a geminação com o Rotary Club de Didim do Distrito 2440, na Turquia.
Ao mesmo tempo, mantêm-se ativos nas campanhas de erradicação da Pólio, atribuem bolsas a estudantes universitários e prémios de mérito a alunos do 12.º ano do agrupamento de escolas de Arouca, entre outras iniciativas.
“O Rotary Club de Arouca é, de facto, um parceiro do município. É uma coletividade com a qual contamos e que sabem que também podem contar connosco. Mostram constantemente que estão atentos e querem contribuir para o desenvolvimento local”, afiançou Margarida Belém, presidente do município.
O dia terminou com um jantar festivo que contou com a presença dos past governadores Teresinha Fraga, Diamantino Gomes (a quem foi atribuído o título de sócio honorário do Rotary Club de Arouca), Manuel Cepeda e ainda de António Neto, membro do Rotary Club de Luanda e Presidente da Câmara de Comércio e Industria de Luanda. E foi na presença destes e outros elementos de clubes rotários do distrito 1970 que António David Silva, Alfredo Martins e Arlindo Oliveira, três dos companheiros fundadores do Rotary Club de Arouca, foram homenageados, pela determinação e empenho da construção do clube.
Um dos objetivos para este ano do Rotary Club de Arouca é o alargamento do quadro social, e a visita do Governador serviu para oficializar a chegada de dois novos companheiros, de áreas profissionais distintas: Teresa Sousa sócia-gerente do Meu Super-Cavadinha e Ângelo Campelo, advogado. Os novos companheiros são reconhecidos na comunidade como cidadãos que partilham valores defendidos pelo movimento e os seus conhecimentos em áreas profissionais distintas permitem ao Rotary ganhar amplitude de ação nas suas iniciativas.
“Ao longo destes 25 anos, novos Companheiros foram entrando, outros saindo, mas chegamos ao dia de hoje com um quadro social estável, com cerca de 25 companheiros, na sua maioria com uma participação ativa e respondendo ao ideal rotário. Mesmo hoje fomos todos testemunhas da entrada de dois novos companheiros que certamente vão honrar o pin que colocaram na lapela”, saudou José Eduardo Silvestre, presidente do Rotary Club de Arouca, os novos elementos do clube.
Em ano de bodas de prata, o Rotary Club de Arouca tem ainda mais motivos para celebrar, com a designação, por unanimidade, de Sérgio Almeida para Governador no ano rotário de 2020-2021, após candidatura lançada pelo clube.
“Sabíamos que o Sérgio tinha e tem o caráter, as virtudes, o currículo, mas fundamentalmente a vontade para assumir tal posição dentro do movimento. O Rotary corre-lhe nas veias. O Sérgio aceitou o desafio do clube consciente da responsabilidade e esforço que o mesmo acarreta. E o clube também sabe disso, pois o Sérgio terá todo o nosso apoio, cientes da responsabilidade e do dever que temos para honrar o nome do Rotary Club de Arouca e do próprio movimento rotário”, garantiu o presidente. RCA