No âmbito do projeto Atlantic-Geoparks decorrerá no próximo dia 5 de novembro, a conferência «Geoparks Atlânticos – Geoturismo para a Sustentabilidade», em formato digital, através da plataforma Zoom – https://bit.ly/37Kd2wb .
Esta conferência pretende apresentar os resultados deste projeto e discutir a crescente importância do geoturismo no desenvolvimento dos territórios. Eladio Fernández-Galiano, do Conselho da Europa dos Itinerários Culturais; Nicholas Zouros, da Rede Global de Geoparques; Artur Sá, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e António Duarte, da Associação Geoparque Arouca, são alguns dos nomes que integrarão as sessões plenárias, sob a moderação de Elisabeth Kastenholz, da Universidade de Aveiro.
A sessão de abertura conta com a presença de Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal; Artur Sá, chefe de fila do projeto Atlantic-Geoparks e Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca e presidente da Direção da AGA.
O projeto Atlantic-Geoparks, em desenvolvimento desde 2017, cofinanciado pelo programa Interreg Eixo Atlântico, conta com o envolvimento de 11 geoparques, distribuídos por Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda e com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pretende, entre diversas ações, a criação da Rota Europeia Atlântica de Geoturismo. Esta rota tem como objetivo promover o património natural e cultural de alguns geoparques atlânticos, com base numa estratégia de desenvolvimento económico e cultural, aliada ao turismo sustentável.
Para mais informações visite o site https://geotourismroute.eu/ .