O Município de Arouca, em parceria com o Grupo Cultural e Recreativo de Rossas (GCRR) – um grupo de teatro local – lançou, ao longo desta semana, na sua página de Facebook, uma campanha online de sensibilização para a prevenção de contágio pela Covid-19.
Para a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, “o humor é uma das melhores ferramentas para nos ajudar a transmitir mensagens importantes, sobretudo nos tempos difíceis que vivemos, e, por isso, o município aceitou de imediato o desafio lançado pelo Grupo Cultural e Recreativo de Rossas”. “É fundamental que todos nós, incluindo as nossas associações, estejamos conscientes da importância do cumprimento das medidas de segurança e higiene para minorar o risco de contágio. E esta campanha, com rostos que os arouquenses bem conhecem, é uma forma mais próxima de apelar à observância das regras. É também um exemplo de como uma associação pode dinamizar a sua atividade sem colocar de parte a sua área de atuação, já de si tão afetada pela pandemia”, acrescenta.
O presidente da direção do GCRR explica o tom humorístico das mensagens da campanha. “O objetivo foi fazer uma abordagem um pouco diferente: com um carácter mais descontraído, um registo mais cómico e mostrando rostos conhecidos do nosso teatro e da nossa terra. Uma forma de conseguir realmente atrair a atenção dos arouquenses fazendo-os tomar consciência das suas responsabilidades de uma forma natural”, esclarece Miguel Brandão.
Reforça-se, assim, o apelo para que os arouquenses continuem a cumprir escrupulosamente as recomendações da Direção Geral da Saúde por forma a evitar o contágio por Covid-19, nomeadamente o uso de máscara, a etiqueta respiratória, a higienização frequente das mãos, a redução dos contactos sociais e o distanciamento físico.
Conter a propagação do novo coronavírus requer a colaboração de todos. CMA