A 516 Arouca será inaugurada no domingo, 2 de maio, feriado municipal. A inauguração da maior ponte pedonal suspensa do mundo contará com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A infraestrutura entrará em funcionamento no dia seguinte, 3 de maio. No entanto, os residentes com cartão dos Passadiços do Paiva válido e reserva efetuada poderão entrar ainda esta semana, entre os dias 29 de abril e 1 de maio (entre quinta-feira e sábado). A reserva pode ser efetuada em https://516arouca.pt/
A visita à 516 Arouca é sempre acompanhada por um intérprete/guia. Não é autorizada a entrada a crianças com menos de 6 anos. Visitantes com idades compreendidas entre 6 e 17 anos (inclusive) devem ser acompanhados por adultos.
A ponte pedonal suspensa sobre o rio Paiva tem um vão de cerca de 516 metros e uma altura do rio de aproximadamente 175 metros, exibindo um tabuleiro em gradil metálico com largura útil de 1,20 metros, sempre com guarda lateral.
A ponte ligará as margens do rio Paiva nas imediações da Cascata das Aguieiras e da Garganta do Paiva, fazendo com que seja possível apreciar estes dois pontos e toda a paisagem envolvente a partir de uma cota superior.
O investimento total elegível executado foi de 1.708.327,36 €, comparticipado a uma taxa de 85% (1.452.078,26 €). Esta obra foi cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020 (PROVERE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O investimento final foi de 2,1 milhões de euros.