A iniciativa que se chama “+SÉNIOR +VIDA +ATIVIDADE”, tem como objetivo trabalhar a prática a estimulação cognitiva e a motricidade dos seniores e de pessoas com deficiência que frequentam as IPSS do concelho, e iniciou no dia 11 de julho. A mesma envolve os grupos amadores de teatro locais e é promovida pelo Município de Arouca e Teatro Regional da Serra do Montemuro.
Margarida Belém, presidente da câmara, acredita que o investimento nesta ideia se traduz “pelo potencial que tem na mitigação da pandemia, visto que este é um público altamente vulnerável e que, uma vez inseridos em estruturas residenciais, esteve afastado de manifestações culturais e da socialização fora dos grupos de pares. Estou certa que este será um magnífico contributo para repor vivências e promover uma lógica de cultura acessível a todos”, garantiu a autarca.
Esta ação pela parte da edilidade arouquense visa diminuir o isolamento social, a que esta franja da população esteve sujeita durante a pandemia, assim como a mudanças de rotina devido ao aumentar do número de casos. Até ao momento, e ao longo de 5 dias, estão inseridas no projeto dez IPSS`S concelhias.
A cada sessão, com duração aproximada de 1h30, vai juntar-se uma equipa composta por um elemento de grupos de teatro locais – Teatro Experimental de Arouca, Grupo Cultural e Recreativo de Rossas e Arouteatro – a dois responsáveis pela dinamização da sessão, em representação do Teatro Regional da Serra do Montemuro. “Numa lógica de partilha, os utentes serão estimulados a conectar-se e a interagir com o grupo, contando também as suas histórias ou cantando algumas músicas”, reforçou o município em nota de imprensa ao nosso jornal.
Fique com as sessões para os próximos dias:
-11 de julho, na Santa Casa da Misericórdia de Arouca e na Casa do Povo de Alvarenga; um dia
-12 de julho, no Centro Social do Burgo e no Centro Social de Mansores;
-13 de julho, será a vez do Centro de Atividades Ocupacionais do Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda e do Centro Social de Canelas e Espiunca;
-18 de julho, na AICIA e no Centro Social de Escariz;
-19 de julho- as últimas dinâmicas de grupo decorrem com os utentes do Espaço Sénior e do Centro Social de Chave;
Foto: Carlos Pinho