O FC Arouca venceu, no passado dia 11 de março o Vitória de Guimarães, num jogo a contar para 24ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Os vimaranenses, que não perdiam há seis partidas e até vinham de duas vitórias consecutivas na primeira liga, foram surpreendidos, em casa, pelo adversário direto na luta pelos lugares da Europa. A equipa de Armando Evangelista aproxima-se assim do quinto lugar, ficando agora a apenas três pontos da equipa da cidade do berço.
Num final de tarde com um ambiente fantástico, cerca de 20 mil pessoas marcaram presença no Estádio D. Afonso Henriques para assistir a uma vibrante partida de futebol.
A primeira parte foi, quase toda ela, dominada pelo Guimarães que entrou muito forte no jogo. Foi intenso o domínio do Vitória no primeiro tempo, mas foi tanto o desperdício que o empate com que chegou ao intervalo foi castigo para a formação da casa, que criou imensas oportunidades de golo, mas falhou sempre na finalização.
Arruabarrena esteve muito seguro ao longo de todo o jogo e respondeu bem sempre que foi chamado a intervir, como nos primeiros remates de André Silva, Jota e Afonso Freitas.
No segundo tempo, quando se esperaria que os vimaranenses intensificassem o domínio que vinham tendo na partida, eis que o Arouca surgiu mais agressivo, mais forte no meio-campo, com excelentes transições ofensivas, e com a eficácia que o adversário não conseguiu ter, colocando-se em vantagem com um golo de cabeça de Rafa Mújica ao minuto 50.
Após o golo, o Guimarães não mais se “encontrou” e o Arouca teve controlo total até ao final do jogo. A superioridade dos arouquenses na zona central do terreno era por demais evidente, e com David Simão a ocupar uma posição mais defensiva que o habitual, permitiu que Soro e Sylla tivessem mais liberdade, acabando ambos por rubricarem uma excelente partida.
Moreno sentiu que tinha de arriscar, mexeu na equipa, mas foi num contra-ataque mortífero que Michel ganhou uma vez mais a bola no centro do terreno, e com um excelente passe isolou Antony, que por sua vez tirou Rafa da frente e com a baliza deserta não teve dificuldade em fazer o 2-0 final.
Vitória importante e inequivocamente justa do Arouca que foi a equipa mais competente durante todo o jogo.
11 Inicial FC Arouca: Arruabarrena; Tiago Esgaio, Quaresma, João Basso (c), Galovic; David Simão, Soro, Sylla; Antony, Arsénio, Rafa Mújica
Suplentes: João Valido, Sema Velazquez, Lawal, Uri, Bruno Marques, Thiago, Yaw Moses, Michel, Pedro Moreira, Milovanov
Treinador: Armando Evangelista
11 Inicial Vitória de Guimarães: Rafa; André Amaro, Bamba, Villanueva, Miguel Maga, Afonso Freitas; Daniel Silva, Tiago Silva, Jota, André Silva, Safira;
Suplentes: Tiago Gonçalves, Nélson da Luz, André André, Matheus Índio, Ryoya, Anderson, Johnston, Janvier, Tounkara
Treinador: Moreno
Fotos: Pedro Fontes