O artista vencedor da iniciativa, promovida pelo Rotary Club de Arouca, foi o jovem David Fontinha de Paiva, estudante de Design e Comunicação Gráfica, que recebeu um prémio monetário de 250 €
A 1ª edição do concurso Dreams4all chegou ao fim e esteve em desenvolvimento por todo o país. Segundo o presidente do clube, Fernando Ferreira, “a ideia do concurso surgiu no sentido de procurar aproximar a arte e os jovens ao nosso movimento”. O lema rotário deste ano é “Imagine o Rotary”, e a opção por um concurso baseado nas artes veio da grande dinâmica que se tem assistido nas escolas, através do Plano Nacional das Artes e “pelas vantagens conhecidas da atividade artística que traz muitos benefícios para a saúde mental, incluindo alívio do stress, melhoria da autoestima, redução da depressão e da ansiedade, aumento da criatividade, melhoria da concentração e aumento da felicidade.”
O concurso contou com aproximadamente cinco dezenas de participações, de vários pontos do país, e teve um painel de jurados diversificado, profissionais das áreas do desenho, aguarela, pintura e ilustração, já com experiência criativa em Portugal e noutros países, como os artistas José Leal, Eva Evita e Luísa Portugal.
O artista vencedor foi o jovem David Fontinha de Paiva, estudante de Design e Comunicação Gráfica, que recebeu um prémio monetário de 250 €. Houve ainda duas menções honrosas que foram atribuídas às, também estudantes do mesmo curso, Abigail Santos Silva e Letícia Alexandra Teixeira Ferreira, que receberam um cabaz de produtos oferecidos pela empresa Doces Conventuais de Arouca.
Após o sucesso da 1ª edição, o presidente do Rotary Club de Arouca referiu já estar a ser programada uma segunda edição com duas categorias/faixas etárias, e que “o balanço foi muito positivo”. O mesmo aproveitou também, para “deixar desde já um agradecimento em nome do Rotary Club de Arouca a todos os participantes, aos seus encarregados de educação e professores que os incentivaram, aos elementos do júri que se prontificaram a analisar todos os trabalhos, à empresa Doces Conventuais de Arouca pela oferta de deliciosas lembranças a todos eles, assim como à Biblioteca Municipal/Município, pela disponibilidade em receber a exposição dos trabalhos finalistas, exposição esta aberta até final do mês corrente.”
De lembrar que o concurso foi destinado a jovens desde os 12 aos 17 anos de idade.
Texto: Luís Teixeira