Horários disponíveis em breve
Para que os utilizadores possam identificar as 439 linhas de autocarros que substituirão as das atuais empresas rodoviárias na região, já no dia 1 dezembro, a UNIR, a nova rede de autocarros da AMP, laçou um site para o efeito. Em www.unirmobilidade.pt , os utilizadores podem ficar a par, em cada um dos concelhos da AMP (exceto do Porto), dos números das linhas das atuais operadoras privadas na região, assim como do respetivo novo número do autocarro.
Esta nova rede, assim como a sua imagem, vai substituir os serviços prestados, no caso de Arouca pela Auto Viação Feirense e a Transdev. Vai também utilizar quatro dígitos para identificar as linhas, numa lógica de atribuição por concelho, sendo que ao nosso concelho ficou atribuído o código 10XX.
Relativamente às paragens algumas serão “progressivamente relocalizadas para maior conforto e segurança dos passageiros”, sendo que “está previsto o aparecimento de novas paragens, em locais onde anteriormente não havia serviço de transporte público”, tal como se pode ler no site citado anteriormente. As indicações de linhas nos postes das paragens terão identificação da “zona Andante, nome e código da paragem, número das linhas e destinos”. Serão também “afixados os horários previstos de passagens das linhas”, e “todas as paragens estarão identificadas com a imagem da UNIR”.
Também o acesso à informação vai ser melhorada, mais precisamente os horários, que serão disponibilizados “em tempo real nos dispositivos móveis dos utilizadores”.
A nova rede de transportes públicos da AMP entrará em funcionamento já a partir de 1 de dezembro, renovando os serviços em todos os concelhos da AMP, integrando o sistema de bilhética Andante e custando, faseadamente, aproximadamente 312 milhões de euros, durante 7 anos.
Esta nova rede vai operar sob a marca única denominada UNIR, e acaba com um modelo de concessões linha a linha, que já vem de 1948. A apresentação dos autocarros terá uma imagem comum em todo o território, afigurando-se estes com as cores azul, preta e branca.
O concurso foi dividido em cinco lotes, apesar de todos operarem sob a mesma marca UNIR. Arouca está no lote Sul Nascente (Santa Maria da Feira/ S.J da Madeira/Arouca/Oliveira de Azeméis/Vale de Cambra), adjudicado à Xurbus(Xerpa Mobility e Monbus), por 41,9 milhões de euros.