“Aldeia de Cales”, do 1º CEB, foi o projeto distinguido
O Agrupamento de Escolas de Arouca foi distinguido pela Agência Nacional Erasmus + EF. Os resultados do concurso nacional do “Selo Europeu para as Línguas 2023” foram recentemente publicados, tendo o projeto “Aldeia de Cales”, do 1º CEB sido contemplado.
Este projeto foi realizado pelos alunos do 2º ano da EB da Boavista (ano letivo 22/23), orientados pela docente de Inglês, Odete Brandão e professora titular, Fátima Rosa Fonseca.
O Selo Europeu das Línguas é um prémio promovido pela Comissão Europeia e pela Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação e a edição de 2023 do concurso foi aberta a todos os projetos que não fossem projetos Erasmus +, o que deu a oportunidade da EB da Boavista se candidatar ao respetivo prémio.
O projeto “Aldeia das Cales” consistiu na criação de uma história plurilingue e procurou, essencialmente, sensibilizar para a multiculturalidade e para a diversidade linguística, integrando línguas de alunos migrantes recém-chegados à escola, e outras, como forma de promover a coesão social e a cidadania ativa.
No concurso, foram selecionados projetos dos setores do ensino escolar, profissional, educação de adultos e ensino superior, com um número de candidaturas nunca registadas em anos anteriores, tendo sido atribuídos 4 prémios:
Projeto: Aldeia das Cales
Projeto: Talkohne Grenzen
Projeto: Semana Intercultural do Mundo
Projeto: Sustentabilidade e Turismo
A cerimónia de entrega de prémios terá lugar em fevereiro de 2024, sendo, oportunamente, informada a respetiva data e formato.