Inauguradas obras de requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância de Paços-Moldes

Os 40 alunos vão retomar as aulas, após as férias da Páscoa, já na nova escola, cujos espaços têm agora nomes relacionados com o património mineiro.

O perímetro do espaço escolar foi pequeno, no passado dia 6 de abril, para receber todos os que marcaram presença na inauguração das obras de requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância de Paços, em Moldes. A celebração recebeu ainda a apresentação do projeto educativo “Botar Cantas na Escola”, que envolve os alunos daquele estabelecimento de ensino e as cantadeiras do Conjunto Etnográfico de Moldes.

A remodelação incidiu no edifício do 1º ciclo, pertencente ao Plano dos Centenários (projeto de construção de escolas em larga escala, levado a cabo pelo Estado Novo em Portugal, entre 1941 e 1969), sendo que o mesmo passou a dispor de três salas e o edifício da cantina também foi remodelado.

Contemplou igualmente arranjos exteriores, incluindo a pavimentação de zonas pedonais e respetivas infraestruturas de redes de esgotos e águas pluviais, a vedação do recinto escolar, a criação de área de estacionamento e respetivos muros de vedação e a requalificação do polidesportivo (piso e vedação), intervenção atualmente em curso e com a qual se finalizará a empreitada. O investimento municipal é de cerca de 500 mil euros.

A obra foi cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Fotos: Carlos Pinho

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica