Sacro e Eterno

Um concerto de música sacra

 Por: José Cerca

Integrado nos “Retratos do Barroco” teve lugar na tarde do domingo, dia 14 de julho, o concerto “Sacro e Eterno,” interpretado pelo grupo “Ensemble São Bernardo”,  decorreu no mais belo  espaço barroco do Mosteiro de Arouca, o seu magnífico coro baixo, mais conhecido por cadeiral.

Criado e dirigido pelo maestro Nuno Margarido Lopes, o “Ensemble São Bernardo” é constituído por 8 vozes, 4 masculinas e 4 femininas, e os seus cantores são todos eles formados em canto por Escolas superiores de música.

O Programa deste concerto consistiu na interpretação coral polifónica de 13 trechos de música sacra de autores diversos dos sec.XVIII, IX e XX.

Através de uma maravilhosa harmonia polifónica enquadrada por um belíssimo cenário barroco este concerto proporcionou ao público que enchia o cadeiral, uma viagem espiritual, através da música sacra, de diversos compositores europeus, desde o período romântico ao contemporâneo.

Com textos em latim, francês, inglês e alemão, o fio condutor desta prece polifónica tinha como tema comum os tempos conturbados que o mundo atravessa e para os quais se implorava, musicalmente, uma prece à paz e à concórdia em todos os conflitos existentes no mundo de hoje.

A beleza polifónica dos trechos interpretados e o cenário barroco em que eles ecoaram não poderia ser mais adequado para este desejo de paz que há no mundo.

© 2026 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica