Concurso contou com a participação de 40 países
Paulo Pinto e Gonçalo Santos, do 12º ano do curso profissional de Técnico de Eletrónica e Telecomunicações, tendo Sérgio Postilhão como professor e mentor, conquistaram o 1º prémio na categoria Rescue aze Teams, no RoboCup 2024, que se realizou em Eindhoven, nos Países Baixos.
A equipa arouquense qualificou-se para o Robocop 2024 ao participar no Festival Nacional de Robótica, em Paredes e Coura, em maio de 2024, sendo que esta não é a primeira vez que o Agrupamento se destaca em competições internacionais, tendo já marcado presença no Concurso Europeu de Robótica em Hannover, Guimarães e Varaždin nos anos de 2019, 2022 e 2023.
O concurso Robocup 2024, que ocorreu de 17 a 21 de julho, contou com milhares de participantes tendo sido bastante divulgado pela Comunicação Social. O mesmo é considerado “o mais emocionante do mundo dos robôs autónomos”, e nele participaram 40 países. O Agrupamento de Escolas de Arouca financiou a participação dos alunos ao nível de viagem, inscrição e alojamento, e tiveram também o apoio das empresas JPM, Chatron e Tecnocon SA.
O percurso destes jovens iniciou no Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas de Arouca, que desenvolve, desde 2010, competências em robótica.
“Esta vitória é um marco importante para o Agrupamento de Escolas de Arouca e um exemplo do sucesso do Clube de Programação e Robótica, que continua a inspirar e a formar futuros talentos na área da robótica”, avançou o Agrupamento.