Arouquenses já podem escolher os seus 2 projetos preferidos
As votações para o Orçamento Participativo 24 já estão abertas. Até 30 de setembro os arouquenses podem votar nos 2 projetos que querem ver executados no âmbito da 4ª edição do Orçamento Participativo, em https://orcamentoparticipativo.cm-arouca.pt/projetos . Segundo informações tornadas públicas pelo Município de Arouca é também possível votar presencialmente no GIP – Gabinete de Inserção Profissional (Via Verde Social, na Av. 25 de Abril), e na Câmara Municipal de Arouca (Praça do Município). Este ano estão, ao todo, 14 projetos em votação, e o valor disponível para implementação deste apoio ronda os 60 mil euros.
De recordar que cada cidadão tem direito a realizar dois votos, tendo esses de ser atribuídos a dois projetos de freguesias diferentes. Para o efeito a Câmara Muncipal de Arouca disponibilizou uma plataforma de votação eletrónica, permitindo o voto à distância (mediante um registo na página de Internet do Orçamento Participativo), e presencial, (através de pontos fixos e móveis que serão criados para o efeito).
Esta é uma iniciativa da autarquia de Arouca que “pretende dar voz aos cidadãos do concelho, envolvendo-os diretamente através da oportunidade de apresentarem propostas e ideias que considerem importantes para a comunidade onde estão envolvidos – escola, rua, bairro, freguesia(s), concelho – e decidirem, através de votação pública, os projetos vencedores”, tal como salientaram. Tem ainda como objetivo “reforçar a participação informada, ativa e responsável dos munícipes e, simultaneamente, estreitar as ligações entre estes e a autarquia, melhorando e valorizando os processos participativos e a transparência das atividades realizadas pelo Município”.
Fique com o nome dos Projetos em votação:
-A casinha do convívio;
-Centro Jovem con`Vida;
-Espaço Jovem de Arouca;
-O Miradouro “Olival da Tulha”
-“Costurar Tradições”;
-“Dar vida à História”;
– Casa do Canto a Vozes de Arouca – Centro de Interpretação;
-Arte na Rua;
-Tecer Tradições – O ciclo do linho;
-CDI – Centro Digital Intergeracional;
-Facebanco Comunitário;
-Plataforma de observação da Freita;
-Espaço Intergerações – Histórias e Memórias das Gentes;
-Entrelaçar Gerações – Parque Intergeracional de Mosteirô;
Foto: arquivo