Resultado favorável aos forasteiros fechado ao intervalo
A festa da Taça veio à vila de Arouca, num duelo que colocou frente a frente os primodivisionários FC Arouca e SC Farense. 1-2 foi o resultado final de uma partida onde a equipa de Faro mostrou-se em bom plano e intransponível perante as vagas do ataque arouquense no segundo tempo.
Relativamente ao último encontro para a Liga Portugal, Vasco Seabra não rodou muito, trocando apenas Quaresma e Fukui por Danté e Sylla, ambos vindos das seleções e de viagens longas. Já Tozé Marreco substituiu Ricardo Velho, Artur Jorge e Mehdi Merghem por Kaique, Marco Matias e Neto.
A partida arrancou com um susto imediato na defensiva arouquense, quando ao segundo minuto Marco Matias rompeu na profundidade, Mantl saiu mal à disputa, mas Esgaio, atento, tapou os caminhos da baliza ao extremo dos Leões de Faro. Ainda dentro do período inicial, o Farense chegou à vantagem. Num bom ataque desenhado pelo flanco direito, Dario Poveda apareceu no centro da área, solto de marcação (entre a linha defensiva e o duplo pivot), e fez a bola entrar pelo meio das pernas de Nico Mantl.
Os Lobos de Arouca procuraram reagir e conseguiram fazê-lo ao 16 minuto: também pela direita, Esgaio cruzou largo, Cláudio Falcão desviou a bola com a cabeça e deixou Kaique aos papéis, largando a bola e deixando-a à disposição de Trezza, que só teve de encostar. Após assinalar o golo, Fábio Veríssimo expulsou Vasco Seabra, aparentemente por protestos.
Daí em diante, o primeiro tempo caracterizou-se pela luta imensa a meio campo, muito graças à dificuldade de ambas as equipas na construção de jogo. Pouco após a meia hora de jogo, os forasteiros voltaram a colocar-se em vantagem. A cobrança do livre apanhou toda a gente de surpresa, com a bola a ser tocada para Baldé, que apareceu na cara de Mantl. O remate, ainda que forte, foi para o poste mais próximo, o qual não foi bem tapado pelo guardião.
Até intervalo, manteve-se a luta, maioritariamente a meio campo, e o Arouca esteve por cima nesta reta final, pois teve mais bola. Ainda assim, teve dificuldades e não conseguiu rematar muitas vezes, ao contrário do Farense, que esteve perto do 1-3 em lance já perto dos 45 minutos. Não obstante, o Farense esteve melhor no primeiro tempo, pois revelou capacidade de partir em transição e surpreendeu a equipa do Arouca nos lances de golo, com a defensiva arouquense a ser algo permissiva.
No segundo tempo, com as substituições, o Arouca apresentou-se em campo com melhor cara, mas perante a solidez da muralha defensiva de Faro, foi tarefa difícil para os arouquenses aparecer em zona de finalização. A partir da hora de jogo, a jogar numa espécie de 3x2x5, os Lobos de Arouca instalaram-se no meio campo adversário e foram apertando como puderam. Jason esteve em bom plano na frente de ataque e somou duas oportunidades dignas de registo, estando bem perto de marcar, assim como H.Araújo já dentro dos últimos dez minutos.
Até final, a equipa de terras de Santa Mafalda não conseguiu quebrar a muralha defensiva dos de Faro, pelo que é o Farense quem avança na prova e espera pelo duelo entre Benfica e Estrela da Amadora para conhecer qual será o adversário na próxima ronda.
Tempo de compensação: 2 minutos na primeira parte, 6 na segunda.
Espetadores: 512
Suplentes Farense:
R.Velho (GR); A.Jorge, Poloni, Raul, Rivaldo (DF); R.Barbosa, Seruca (MD); A.Bermejo, J.Pinto (AV)
Suplentes Arouca:
Thiago (GR); A.Pinto, C.Lamba, Weverson (DF); Pablo, Loum (MD); Puche, Yalçin, H.Araújo (AV)
Ficaram de fora Kouassi, M.Rocha, Galovic, Busquets, P.Moreira (lesão), Valido, Marozau, Sylla, Danté
Substituições Farense:
60 – Saíram M.Matias e E.Baldé, entrou J.Pinto e A.Bermejo
74 – Saiu D.Poveda, entrou R.Barbosa
83 – Saíram M.Menino e Neto, entraram Raul e Seruca
Substituições Arouca:
Intervalo – Saíram Popovic e Fukui, entraram C.Lamba e H.Araújo
61 – Saiu Quaresma, entrou Pablo
72 – Saiu Trezza, entrou Yalçin
83 – Saiu P.Santos, entrou Puche
Arbitragem:
Fábio Veríssimo, P.Martins, H.Marques e F.Sanha. Não há VAR nesta fase da prova.
Disciplina Farense:
Cartão amarelo a P.Victor (55’), L.Áfrico (65’), Seruca (90+2’)
Disciplina Arouca:
Cartão amarelo a D.Simão (28’), H.Araújo (90+2’)
Texto: Simão Duarte
Foto: Pedro Fontes