O Empresas & Empresários deste mês, dá-lhe a conhecer a VMC Pneus e Manutenção Automóvel, uma oficina aberta há 22 anos, por Vítor Manuel Almeida Costa, fundador e proprietário da empresa que se situa na Zona Industrial de S. Domingos 2 em Arouca, desde fevereiro de 2008. A empresa efetua serviços como lavagem de automóveis, substituição de pneus, filtros e calços de travão, alinhamento de direção, entre outros. Conta também com uma loja de venda de todo o tipo de produtos para o automóvel, e uma sala de estar para os clientes e famílias poderem confortavelmente aguardar pelo final do serviço.
“A minha vaidade é no meu trabalho”
Inserido neste ramo desde 1997, já que foi funcionário da antiga empresa do pai, Vítor Costa começou por nos confessar a sua paixão pelo universo que envolve todo o seu negócio. “Sempre estive ligado aos automóveis, gosto de acompanhar o desporto automóvel e tudo o que seja deste ramo”, no entanto, tem consciência de que este exige “muito investimento”, referiu.
Apesar do verdadeiro gosto pelo seu negócio, confessou-nos algumas das dificuldades em ser empresário, e de “manter um negócio num sítio onde há pouca população, quando comparando com uma cidade”.
Vítor Costa relatou-nos que um dos grandes fatores impulsionadores do sucesso da sua empresa aconteceu em 2008, altura em que deu “um passo grande, ao passar de um espaço alugado para as atuais instalações”, o que possibilitou uma grande amplitude no tipo e qualidade dos serviços oferecidos. Salientou ainda que são “das poucas oficinas” que estão abertas ao sábado todo o dia, “uma facilidade que” dão aos seus clientes que durante a semana estão ocupados. “Muitas das vezes, o sábado serve para ver as pequenas avarias e programar para os clientes deixarem o carro durante a semana.”, destacou-nos.
Todos os aspetos da sua empresa são a pensar no cliente. “A minha vaidade é no meu trabalho”, denotou, neste seguimento. “Não tenho vaidade num carro novo ou numa casa. Eu tento ser a pessoa que melhores serviços presta! Quero prestar um bom serviço aos meus clientes.”
“Os clientes que escolhem a nossa casa vão bem servidos”
A partir do momento em que um cliente entre na VMC, tudo será feito com rigor em prol deste, assim nos garante Vítor Costa, que conta com seis pessoas na sua empresa. “Somos seis pessoas. Tenho tido a sorte de ter o meu pai a auxiliar-nos, um mecânico, duas pessoas dedicadas à montagem de pneus e lavagens, (tendo um papel mais polivalente) e a Elizabete, na área comercial e receção de clientes”.
Os negócios vão correndo bem, pois são “muitas vezes solicitados” e tentam “desenrascar toda a gente”, fator que os tem “feito crescer”, algo que recompensa o grande investimento feito ao longo dos anos. “Temos muito boas condições porque investimos nisso. “Nós temos cerca de 2000 pneus em stock, um investimento muito grande, mas que nos possibilita ter o máximo de medidas de pneus possíveis, para que o cliente que nos procura seja atendido o mais rápido e eficazmente possível”, destacou o empresário.
Nota ainda para o facto da VMC ter também como clientes “as maiores empresas de Arouca”, e algumas empresas de renting.
“Continuar a fazer um trabalho sério, estar atento às evoluções”
A VMC tem várias parcerias com fornecedores, como o grupo internacional Point S, com o intuito de “ter melhores preços” para os seus clientes. As evoluções recentes no mundo automóvel são encaradas com naturalidade por Vítor Costa, que procura “andar atualizado”, por exemplo, relativamente às especificidades dos carros elétricos. “Temos muitos clientes com carros elétricos. Na parte da manutenção e lavagens, é uma necessidade como outro carro qualquer. A nível de pneus, estamos bem informados e trabalhamos com as melhores marcas que já têm produtos específicos para esses carros”, afirmou, destacando uma parceria recente e exclusiva nesta zona do país, da sua oficina com a marca de Pneus Radar, que desenvolveu um pneu inovador, “um pneu normal, compatível para carros elétricos”, e que tem sido “bem aceite pelos clientes”, pois trata-se de “um pneu premium, com um preço mais baixo”.
Uma outra questão que salienta, é o cuidado para com os automóveis, algo que Vítor Costa considera que as pessoas deveriam ter mais. “Tento incutir às pessoas que uma boa manutenção de um carro, aumenta a sua durabilidade, e é a melhor opção para poupar dinheiro e o ambiente. As pessoas deviam parar um bocadinho para pensar nisso. Ás vezes acumulam problemas nos carros e as reparações depois custam mais.”
O cuidado para com o ambiente é também algo praticado na VMC, uma temática que suscitou um olhar crítico do proprietário. “Todos os resíduos resultantes desta atividade, óleos, filtros, pneus, entre outros, usados, são enviados para as devidas estações de tratamentos ou reciclagem. Por serem produtos que poluem o ambiente, só deveriam ser fornecidos a profissionais, que tivessem condições de armazenagem e possibilidades de os encaminhar para a devida reciclagem.”
Por fim, questionado por objetivos para o futuro, Vítor Costa reforçou o seu desejo em “continuar a fazer um trabalho sério, estar atento às evoluções e responder aos nossos clientes de forma rápida e eficaz.”
Pode visitar a sede da oficina VMC na Zona Industrial de S. Domingos 2 Lote 12-Arouca, consultar a sua página de Facebook em https://www.facebook.com/vmcpneus e a sua página de Instagram em https://www.instagram.com/vmc_pneus/ .
Texto: Simão Duarte
Fotos: Carlos Pinho