Casa Pia venceu FC Arouca, em jogo marcado por algumas falhas defensivas (3-1)

Falhas arouquenses em pequenos pormenores acabaram por custar caro

No encontro inaugural da jornada 15 da Liga Portugal, o FC Arouca deslocou-se a Rio Maior para defrontar o Casa Pia. 3-1 foi o resultado final de uma partida em que as falhas arouquenses em pequenos pormenores, tanto ofensivamente, mas principalmente defensivamente, acabam por explicar o desfecho do jogo.

Em relação ao encontro anterior, João Pereira não fez qualquer mudança no Casa Pia, já Vasco Seabra apenas trocou Henrique Araújo (estava em dúvida) por Yalçin.

Perante alguns adeptos que, corajosamente, se deslocaram a Rio Maior na noite fria desta sexta feira, os Lobos de Arouca arrancaram a partida com um ligeiro ascendente, apesar de ambas as equipas não terem feito qualquer remate nos primeiros 10 minutos, fruto de falharem vários passes nas suas aproximações à área adversária. Foi preciso esperar até ao minuto 12 para o primeiro tiro: José Fonte, de cabeça, atirou para encaixe seguro de Mantl.

Ao minuto 17, no primeiro remate arouquense, Trezza ainda colocou a bola no fundo das redes, mas estava fora de jogo. Logo a seguir a esse lance, as fragilidades defensivas do FCA voltaram a aparecer e em dupla. Ao minuto 19, o Casa Pia chegou à vantagem, através de um contra-ataque rapidíssimo, onde Livolant ganhou a frente a Fontán e, na cara de Mantl, à entrada da área, picou a bola para o fundo das redes. No minuto seguinte, na sequência de alguma cerimónia na defensiva de terras de Santa Mafalda, Fontán entregou a bola a Nuno Moreira, o qual assistiu Lelo que, de primeira, assinou um belo golo, com um remate colocadíssimo para o segundo poste, no qual bateu antes de entrar.

Daí até ao intervalo, os da casa tiveram o controlo do jogo, não apenas pela sua eficaz circulação de bola, mas principalmente pela inércia arouquense, que atacava pausadamente e revelava dificuldades em furar a linha de cinco da defesa adversária. Ainda assim, nota para o cruzamento/remate de Trezza aos 36’, que passou bem perto do poste, e um cabeceamento de Yalçin, aos 39’, em situação onde o ponta de lança deveria ter definido melhor.

Após o intervalo e com dupla troca, os arouquenses mostraram melhor cara no arranque do segundo tempo, mas a ineficácia ofensiva, tanto na chegada à área, mas principalmente na criação de situações de finalização, mantinha-se. O paradigma veio a alterar-se após a hora de jogo, quando, aos 63’, o Arouca reduziu a desvantagem numa das poucas chances criadas. Num ataque bem construído do início ao fim, Jason partiu da esquerda para dentro e assistiu Trezza, o qual fez o 2-1 com alguma justiça. O extremo uruguaio voltou a balançar as redes ao minuto 79, mas este voltou a ser apanhado em fora de jogo. Até final, pelo meio de inúmeras disputas de bola, os casapianos foram gerindo o resultado e aplicaram a machadada final aos 88, com uma cabeçada certeira de Obeng. Mantl evitou ainda, na compensação, o que poderia ter sido o 4-1, com uma boa intervenção ao remate de Livolant.

Resultado justo, devido à solidez defensiva e boa capacidade ofensiva dos da casa, que com pouca quantidade de chances, conseguiram obter muita qualidade. Já o FC Arouca só conseguiu obter uma boa qualidade global de jogo momentaneamente e no segundo tempo.

Com este resultado, o FCA mantém-se em 17º lugar à condição, com 11 pontos. Na próxima jornada, recebem o Gil Vicente na próxima sexta-feira à noite.

Tempo de compensação: 1 minuto na primeira parte, 5 na segunda.

Suplentes Casa Pia:

R.Batista (GR); A.Geraldes, Kluivert, F.Benaissa (DF); R.Brito, B.Mukendi (MD); H.Pereira, R.Blanco, Obeng(AV)

Suplentes Arouca:

Valido(GR); A.Pinto, Popovic, Quaresma (DF); Pablo, Fukui, D.Simão (MD); Puche, Marozau (AV)

Ficaram de fora Galovic, Vitinho (lesão), Henrique.A, Thiago, Kouassi, P.Moreira, Busquets, Marozau, M.Rocha, Danté.

Substituições Casa Pia:

69 – Saíram Cassiano, N.Moreira e Kraev, entraram Obeng, H.Pereira e B.Mukendi

78 – Saiu Larrazabal, entrou A.Geraldes

82 – Saiu J.Fonte, entrou Kluivert

Substituições Arouca:

Intervalo – Saíram Yalçin e Loum, entraram Marozau e D.Simão

64 – Saiu Sylla, entrou Pablo

71 – Saiu P.Santos, entrou Fukui

82 – Saiu Fontán, entrou A.Pinto

Arbitragem:

Anzhony Rodrigues, Andreia.S, David.M e Halim.S. No VAR, João Pinheiro e Luciano.M

Disciplina Casa Pia:

Cartão amarelo a Cassiano (60’) e B.Mukendi (90+1′).

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Sylla (18’), Weverson (58’), D.Simão (75’).

Onzes iniciais de Casa Pia e FC Arouca

Texto: Simão Duarte

Foto: Pedro Fontes

© 2025 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica