Decorreu, no passado dia 22 de dezembro, o 17º “Encontro de Pais Natais em Arouca” que superou as expectativas da organização contando com a adesão de grupos motards de vários locais, nomeadamente, Vila Nova de Gaia, Lourosa, Torreira, Sever do Vouga, Vale de Cambra, entre outros.
Esta é uma atividade anual realizada em Arouca coorganizada entre a Movilar e várias entidades como Doces Conventuais de Arouca – pelas mãos de Jorge Bastos, Grupo Motard – “Lobos de Arouca”, AECA, Comércio local de Arouca, @associacão melhoramentos senhora da mó e Minimercado Pompeu.
Dora Fernandes, uma das organizadoras da iniciativa, revelou que “as expectativas foram superadas” visto que até foi necessário mudar o local de encontro devido ao elevado número de inscrições. “Normalmente era junto ao museu, este ano foi no Parque da Feira”, adiantou, explicando ainda que apesar de saberem que teriam bastante adesão, tiveram “muito mais inscrições” do que esperavam.
Esta edição do encontro contou com uma novidade, a presença de um grupo de mulheres motociclistas, de vários locais, no desfile realizando a abertura do mesmo. “Eu fiz um apelo no Facebook e foi bem-sucedido”, revelou Dora Fernandes explicando que ficou muito contente com adesão feminina.
No meio das atividades habituais o encontro contou ainda com uma homenagem a “Fernando Movilar”, fundador desta iniciativa, que conta com “mais de 20 anos de história” salientou a coorganizadora, explicando que apesar de estar na 17ª edição são mais de 20 anos, pois em algumas ocasiões, nomeadamente a época de pandemia, os Pais Natais não saíram à rua.
Como habitual o evento contou com uma angariação de fundos para realizar uma oferta social a uma instituição de Arouca, este ano a selecionada foi a AICIA, que contactada pela organização do evento revelou que o que necessitavam era “uma bicicleta estática para fisioterapia”, então os donativos reverteram para essa causa. A bicicleta “será entregue até janeiro”.
Fotos: Carlos Pinho