Começa hoje e conta com participação de alunos das Escolas de Arouca e Escariz a ainda com uma prova especial para jovens com perturbações do espectro do autismo. A 6.ª edição do Arouca Rafting Summit realiza-se entre 13 de janeiro e 6 de fevereiro. O evento reforça Arouca como um território de referência nacional na promoção das águas bravas e na prática de rafting no rio Paiva, que são um atrativo de Inverno.
O programa integra ainda a comemoração dos 30 anos da primeira descida de rafting no rio Paiva com os meios de comunicação social, assinalando um momento marcante na história da modalidade no concelho, bem como ações de formação e certificação na área das águas bravas e do rafting dirigidas aos operadores locais, reforçando a qualificação, a segurança e a excelência desta prática desportiva.
A vertente competitiva do evento está assegurada com a realização da Taça de Portugal de Rafting – Open, a 25 de janeiro. A prova, organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, prevê a participação de equipas de diferentes pontos do país, trazendo ainda mais emoção, adrenalina e espírito de equipa ao rio Paiva. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas em www.fpcanoagem.pt.
O Arouca Rafting Summit 2026 é organizado pela Câmara Municipal de Arouca, em parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem, Clube do Paiva, Just Come, LusoRafting e NaTour Way, contando ainda com o apoio da AGA – Associação Geoparque Arouca, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal, Junta de Freguesia de Alvarenga, União de Freguesias de Canelas e Espiunca e Bombeiros Voluntários de Arouca.
