COMUNICADO | O candidato da coligação ‘Somos Arouca’ à Câmara Municipal, Fernando Mendes, manifesta-se preocupado com os produtores de bovinos de raça arouquesa e garante que, caso seja eleito, será implementado um programa específico de incentivo à criação de gado tradicional.
“A raça arouquesa merece ser defendida, valorizada e protegida. Grande parte dos seus produtores vive o seu dia-a-dia em condições precárias. Não nos podemos esquecer deles. Uma verdadeira política de proximidade – como preconizamos – tem de focar a sua acção para todos, de forma inclusiva, sem ostracizar ninguém”, afirma.
A medida a incluir no programa eleitoral – já gizada pela equipa multidisciplinar da candidatura da coligação ‘Somos Arouca’ – permitirá que os produtores recebam, por cada cria (nascida e registada no concelho), 75 euros. O incentivo integra ainda uma majoração de 125 euros por cada novilha que tenha atingido os 18 meses, destinada à reprodução.
A iniciativa foi motivada por uma recente reunião de trabalho entre candidatura de Fernando Mendes e responsáveis da Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa, sedeada no vizinho município de Cinfães, que visou procurar soluções para valorizar a produtividade e, consequentemente, aumentar o número de efectivos em Arouca.
“Esta espécie de ‘incentivo à natalidade’ a quem se dedica à criação da raça arouquesa interliga-se também com um dos nossos objectivos que temos para o território: a valorização dos nossos recursos endógenos”, salienta o candidato.
Recorde-se que uma das 30 medidas anunciadas para os primeiros 100 dias de mandato de Fernando Mendes, enquanto presidente do município, caso vença – como espera – a noite eleitoral no próximo dia 01 de Outubro, é precisamente “o lançamento das bases para a promoção, desenvolvimento e consolidação de uma oferta turística integrada e de valor acrescentado, potenciando entre outros, a Senhora da Mó, Serra da Freita, Convento de Arouca, geologia, arqueologia, complexo mineiro, rios, moinhos, desportos aventura, raça arouquesa, doces conventuais”.
Coligação ‘Somos Arouca’