Atribuição de toponímia em Arouca

Tal como temos vindo a noticiar a atribuição da toponímia no município não tem sido um processo fácil. Várias questões, de diferente natureza, têm impedido de ver concretizado um propósito julgado importante para cada uma das freguesias.

A toponímia constitui um importante elemento de identificação, orientação, comunicação e localização, na medida em que estabelece critérios claros e precisos que permitem disciplinar as várias formas de intervenção, organização e execução dos objetivos de ordenamento e gestão.

A existência de lugares e arruamentos sem nome, de edifícios sem números de porta dificulta a vida à generalidade das pessoas – sobretudo as que visitam o concelho que são cada vez em maior número. A atribuição de toponímia tem também consigo uma função cultural.

O assunto tem sido abordado em diversas reuniões de Câmara e em sessões da Assembleia Municipal. Na última sessão deste órgão, realizada no dia 28 de fevereiro, foi disponibilizada a informação aos autarcas que registava:

  • União de Freguesias de Arouca e Burgo: o processo está em fase de elaboração das justificações por parte da Junta de Freguesia. Aguarda-se a confirmação de alguns topónimos por parte da Junta de Santa Eulália (vias de continuidade entre freguesias).

  • Freguesia de Escariz: a proposta para a 2.ª alteração à toponímia de Escariz foi concluída e foram emitidos os respetivos pareces da Junta de Freguesia.

  • Freguesia de Chave: a proposta de 2.ª alteração à toponímia de Chave está concluída por parte dos serviços. Será solicitado parecer à Junta de Freguesia.

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica