O Município de Arouca desenvolveu o projeto DESenvelheSER, numa parceria com o Centro Juvenil Salesiano, de modo a promover o envelhecimento ativo e saudável.
Este projeto tem selecionado elementos da comunidade sénior de forma a capacitá-los em várias componentes de bem-estar, saúde, nutrição ou gerontologia para que desenvolvam boas práticas para um envelhecimento ativo e saudável junto de famílias ou amigos.
Durante o mês de agosto, são muitos os idosos que continuam a realizar atividades em grupo, de modo a visitar alguns pontos turísticos, a fim de promover também a convivência.
No passado dia 18 de agosto, realizou-se o primeiro dia de atividade “À Descoberta dos Geossítios”, em que o espaço sénior “Idade Maior”, foi o primeiro grupo a participar. Os pontos turísticos que visitaram foram as Pedras Parideiras, o Radar Meteorológico, o Miradouro da Frecha da Mizarela e o Detrelo da Malhada. No fim, foi realizado um lanche com o grupo no Detrelo da Malhada.
Já o dia 24 de agosto ficou marcado com a visita da União de Freguesias de Arouca e Burgo e a Junta de Freguesia de Fermedo, aos mesmos pontos turísticos que o grupo do dia 18, terminando também a atividade com um lanche no Detrelo da Malhada.
A União de Freguesias de Canelas e Espiunca foi o grupo de seniores selecionados no dia 25 de agosto, no entanto, visitaram a pontos turísticos ligeiramente diferentes. Este grupo passou por S.Pedro Velho, Pedras Boroas do Junqueiro, o Miradouro da Frecha da Mizarela, as Pedras Parideiras, o Radar Meteorológico e o Detrelo da Malhada, onde pararam também para a realização de um lanche.
Este projeto tem como investidor social o Município de Arouca e é cofinanciado pelo PO ISE, Portugal 2020 e União Europeia, pelo Fundo Social Europeu.
Fotos: Centro Juvenil Salesiano de Arouca