Festival de Música Sénior em Avintes

Com a organização da ACMA – Associação Cultural e Musical de Avintes e a colaboração directa da RUTIS – Rede de Universidades Seniores e da USA – Universidade Sénior de Avintes, realizou-se, na tarde do dia 12 de abril, a 5ª edição do Festival Musical Sénior, que teve lugar no auditório dos Plebeus Avintenses, prestigiado grupo de teatro de Avintes fundado em 1918.

Pela primeira vez a Academia Sénior de Arouca participou neste festival com o seu grupo coral e instrumental, onde apresentou algumas canções do Cancioneiro de Arouca, bem como o seu hino, tendo a sua atuação recolhido os mais vibrantes aplausos por parte da plateia sénior completamente cheia.

Depois das boas vindas dadas pelo grupo anfitrião e pela Rutis, o festival começou com a atuação da Tuna Sénior da Universidade de Avintes, seguindo-se a Academia Mais Vida, da Maia, a mais jovem instituição sénior presente, com apenas dois anos de existência.

Depois da atuação do grupo arouquense, que surpreendeu o público pela harmonia vocal dos trechos interpretados e oriundos do nosso cancioneiro, seguiram-se as tunas das Universidades Seniores de Barcelos, de Ermesinde e de Paços de Ferreira. O festival terminou com a atuação da Orquestra de cordas da Universidade anfitriã, que encerrou o encontro musical com uma rapsódia popular que entusiasmou toda a vasta assembleia.

Terminado o Festival de Música Sénior, todos os grupos se dirigiram para a sede da Associação Cultural e Musical de Avintes (ACMA) onde teve lugar um abundante lanche oferecido pela organização. Durante o momento de convívio foram entregues a todos os grupos participantes lembranças, tendo a Asarc retribuído o gesto com a oferta de doçaria Conventual e de uma pintura feita por uma das alunas da disciplina de Artes.

A todos os participantes seniores neste evento a organização entregou uma broa de Avintes que se fabrica naquela localidade desde o séc. XVIII e que, desde então, tornou bem conhecida e famosa esta freguesia do Concelho de Vila Nova de Gaia.

Texto: José Cerca

Foto: Asarc

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica