Assinados protocolos que permitem atividades de apoio à família no valor de 244 mil euros

Documentos marcam parceria entre Município, agrupamentos de Arouca e Escariz, Associações de Pais e IPSS e viabilizam a implementação destas atividades

A renovação da parceria entre a Câmara Municipal de Arouca, os agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, as associações de pais das diferentes escolas do concelho e duas IPSS (Centro Social Paroquial e Social S. Salvador do Burgo e Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda) viabiliza a implementação das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e da Componente de Apoio à Família (CAF) no pré-escolar e 1.º ciclo. Os protocolos tripartidos representam um investimento municipal na ordem dos 244 mil euros e foram assinados a 13 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Esta parceria torna possível o prolongamento de horários dos alunos, enquanto resposta social de acompanhamento das crianças, antes e depois do período diário de atividades educativas e durante a interrupção destas. As atividades desenvolvidas nesta componente centram-se numa vertente lúdica, permitindo, por um lado, o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, e, por outro, a conciliação de horários de trabalho dos pais ou encarregados de educação e os horários de funcionamento dos equipamentos de ensino.

Em Arouca estas atividades são gratuitas para os alunos do pré-escolar. A Câmara Municipal suporta as despesas das atividades de apoio à família e os agrupamentos escolares responsabilizam-se pela sua planificação e supervisão, ficando a implementação e dinamização a cargo das associações de pais.

No mesmo dia foram assinados protocolos com três associações de pais (polos escolares de Chave, Mansores e Rossas) para o programa de generalização do fornecimento de refeições escolares aos alunos destes níveis de ensino.

Foi ainda apresentada às associações de pais a associação Tempos Brilhantes, que é responsável pelo recrutamento e dinamização das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas escolas do 1.º ciclo do concelho.

 

© 2023 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica