O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Oliveira de Azeméis, ontem, dia 13 de maio, deteve 17 pessoas, com idades compreendidas entre os 22 e 57 anos, por tráfico de produtos estupefacientes, nos concelhos de Aveiro e Porto.
No âmbito de uma operação policial, relacionada com o tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda realizaram várias diligências que culminaram com o cumprimento de 28 mandados de busca, 20 domiciliárias e oito em veículos, bem como no cumprimento de 12 mandados de detenção. Na sequência da investigação, que decorria há cerca de um ano, foi possível apurar que o grupo de suspeitos se dedicava ao tráfico de estupefacientes na via pública, na zona de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Santa Maria da Feira. Com esta ação, a GNR desmantelou uma rede com grande impacto criminal na zona Norte do distrito de Aveiro, a qual está também associada a crimes de furto.
A operação culminou com a detenção de nove homens e três mulheres, com mandados fora flagrante delito, e dois homens e três mulheres detidos em flagrante.
Durante a ação, foi apreendido diverso material, destacando-se:
· 738 doses de haxixe;
· 130 doses de cocaína;
· 150 doses de heroína;
· Quatro doses de MDMA;
· Oito veículos;
· Uma pistola de alarme;
· Dois sabres;
· Um bastão de borracha;
· 4 600 euros em numerário;
· Diverso material usado no embalamento e corte do produto estupefaciente;
· Diverso material relacionado com a prática dos furtos.
Os detidos foram presentes hoje no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira hoje, dia 14 de maio, para aplicação das respetivas medidas de coação.
No âmbito da operação foram realizadas várias ações policiais nos distritos de Aveiro e Porto, nos concelhos de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, São João da Madeira e Gondomar, tendo sido empenhados 154 militares da estrutura de investigação criminal, serviço territorial e de intervenção, provenientes do Comando Territorial de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viseu e da Unidade de Intervenção (UI), da GNR.
A operação contou ainda com o apoio e colaboração de 50 elementos da PSP do Comando Distrital de Aveiro e Comando Metropolitano do Porto, das valências de investigação criminal, policial e Unidade Especial de Polícia.