Os quatro partidos solicitaram uma reunião com a Presidente da Câmara para se “encontrar soluções”
Os partidos PSD Arouca, CDS-PP Arouca, PPM Arouca e IL Arouca, em comunicado enviado ao nosso jornal, manifestaram a sua profunda preocupação com o futuro da saúde no concelho. “Recentemente, tomámos conhecimento de informações relevantes relacionadas com a área da saúde que não foram devidamente comunicadas aos nossos vereadores e membros da Assembleia Municipal, sendo, de certa forma, ocultadas pela Presidente da Câmara Municipal de Arouca”, começaram por contextualizar as forças políticas concelhias.
Paralelamente acreditam que “esta falta de transparência coloca em risco a confiança que os cidadãos depositam nas instituições e dificulta a atuação das forças políticas na defesa dos interesses da população”, e que “importância deste tema para a nossa população é inegável, e os cidadãos devem conhecer, debater e participar nas discussões sobre saúde”.
Entre os pontos mais importantes, na sua perspetiva, destacam a “intenção da construção de um novo hospital por parte da Santa Casa da Misericórdia de Arouca (SCMA), um projeto de grande relevância para a comunidade”, sobre o qual não foram “previamente informados”, e as “valências que a nova unidade de saúde em Arouca irá oferecer, questões que necessitam de urgente esclarecimento e revisão para garantir que respondem adequadamente às necessidades da nossa população”, enumeram.
Para dar resposta a estas preocupações referidas reuniram recentemente com a Mesa Administrativa da SCMA, e com o Conselho de Administração da ULS Entre Douro e Vouga. Segundo afirmam estas entidades foram “claras e totalmente transparentes, procurando esclarecer todas as dúvidas e inquietações”, que levaram a essas reuniões. Destacam, a Administração da ULS Entre o Douro e Vouga.
Recordaram ainda que “no âmbito da delegação de competências, cuja adesão”, recordam, o executivo do “partido Socialista que governa a Câmara Municipal de Arouca foi dos primeiros a realizar, perante as dúvidas e salvaguardas de muitas autarquias, considerando inclusivamente os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) disponíveis, a reforma em curso no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com a criação das Unidades Locais de Saúde, e a intenção de avançar com a criação do denominado Parque da Saúde em Arouca”. Perante isto assumem como crucial obterem respostas para as seguintes questões: “quais as valências que o município planeia incluir no novo edifício?”, “o que acontecerá com o antigo edifício da unidade de saúde?, “qual será o futuro do Serviço de Urgência Básica em função desta possível reestruturação?”, “como pretende a Câmara Municipal de Arouca relacionar-se com os restantes prestadores de cuidados de saúde, como a SCMA, que é o maior prestador de cuidados no concelho?”.
Face a estas preocupações, os quatro partidos referidos neste comunicado solicitaram uma reunião de urgência com a Presidente da Câmara Municipal de Arouca. “Acreditamos que só através de um diálogo aberto e transparente será possível encontrar soluções eficazes para os problemas de saúde que afetam o nosso concelho. Reiteramos o nosso compromisso com a defesa da saúde e bem-estar dos arouquenses e continuaremos a lutar por uma gestão municipal transparente e responsável”, finalizam.