IPMA relembra medidas preventivas para tempo muito quente dos próximos dias

Temperaturas poderão ultrapassar os 40°C

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se, para os próximos dias, tempo quente e seco, destacando-se os seguintes aspetos: aumento da temperatura, as máximas atingir valores próximos dos 40°C e, pontualmente, os 42°C, humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30% com fraca recuperação noturna, aumento da intensidade do vento a partir do dia 24, em especial a partir da tarde. Deste modo a nossa região encontra-se com perigo de incêndio rural muito elevado a máximo.

Os efeitos espectáveis são, tal como referido, o “aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, bem como, “o aumento da dificuldade das ações de supressão”, em especial no interior Norte e Centro e no Algarve.

Medidas Preventivas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda, por isso, que de acordo com as disposições legais em vigor é “proibido fazer queimada extensiva sem autorização”. Para o efeito, o cidadão pode informar-se na sua câmara municipal, ou através do 808 200 520. Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo “é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia”, “ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte, nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo”,  é “proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito”, é proibido “fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas”, usar “motorroçadoras, corta-matos e destroçadores”, “evitar o uso de grades de discos”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda, ainda, a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

Para concluir, e para “proteger a saúde do calor” a ANEPC recomenda aumentar a ingestão de água, “pelo menos 1,5 litros/dia o equivalente a 8 copos”, aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas”, usar chapéu e roupas claras, largas e frescas, optar por refeições leves e frescas, refrescar-se com água ao longo do dia.

Pode obter toda a informação meteorológica em www.ipma.pt .

 

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica