Nova data será anunciada oportunamente
A primeira edição do “Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour” estava prevista ocorrer nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, contudo, devido aos incêndios que deflagraram no mês de setembro, o evento foi forçosamente adiado.
De acordo com o comunicado enviado pela organização, João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira), referiu que esta decisão foi tomada consensualmente entre a organização e os autarcas dos sete municípios que integram a rota, devido à “destruição de alguns trilhos e de muita sinalética”. “Há troços em que a paisagem ficou muito afetada e o próprio estado dos solos, em risco de derrocada caso chova com alguma intensidade, é um fator crítico que podia colocar em risco a segurança dos participantes”, elaborou João Carlos Pinho.
As novas datas deste evento serão divulgadas “mal estejam reunidas todas as condições” e a organização lança o repto às autoridades competentes para serem “céleres no processo de reconstrução das áreas afetadas”. Estando convicto de “a região saberá reerguer-se dos efeitos devastadores destes fogos e voltar a poder mostrar ao mundo todas as potencialidades do território”, João Carlos Pinho recordou que o evento “Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour” vai “alavancar a notoriedade nacional e internacional da rota nas áreas do cycling e das caminhadas, ajudando à pujança das economias locais”.
Texto: Simão Duarte