2º Convívio da A.D.C.T uniu gerações

Evento permitiu também reunir elementos das Marchas Populares e Torneios de Verão

No passado dia 12 de outubro, a Associação Desportiva e Cultural de Tropeço realizou o seu 2º Convívio Anual, na Escola de S. João, em Tropeço. O encontro teve como principal objetivo juntar gerações e, ao mesmo tempo, possibilitar a junção de elementos de duas atividades; as Marchas Populares e os Torneios de Verão, que confraternizaram entre si.

O programa foi aberto à comunidade e contou também com um convívio com comes e bebes, a 3ª “Desfolhada à Antigamente” (que mais uma vez contou com participantes dos 3 aos 97 anos, com serandeiros/cantas e os abraços proporcionados pelo desfolhar dos Milhos Rei), e com boroa caseira e maçãs, como antigamente. Ambos os eventos reuniram mais de 150 participantes sendo que o DD apurou, junto da organização, que o objetivo é “melhorar os mesmos para o próximo ano”.

Valter Cruz, Presidente da Associação Desportiva e Cultural de Tropeço, fez um balanço positivo desta efeméride, referindo que “é sempre um orgulho juntar estas pessoas neste convívio e, simultaneamente, abrir o mesmo à comunidade. O dirigente acredita que esta é uma forma “de proporcionar momentos de boa disposição e animação”, e “permitir que haja uma interação entre os participantes do evento da associação, as suas famílias e comunidade”.

“Tudo faremos para honrar e manter vivas as tradições das gentes de Tropeço”

“A “Desfolhada à Antigamente” é o 3º ano que fazemos e é para mim, e creio que para todos os elementos da associação, um dos momentos altos do ano. Vivemos tradições, vivemos memórias, vivemos cultura e, proporcionamos, um encontro intergeracional que permite aos mais jovens, não só interagir com os mais velhos, como experienciar “in loco” como eram as coisas no tempo dos seus avós”, acrescentou. Paralelamente acredita que a edição deste ano foi “particularmente especial”, porque “a maior parte dos participantes e entusiastas foram as crianças”, sendo isso “reconfortante” pela experiência que lhes proporcionaram. “Tudo faremos para honrar e manter vivas as tradições das gentes de Tropeço”, garantiu Valter Cruz.

 

 

 

© 2025 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica