Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca comemorou o 2º aniversário

No passado dia 21 de setembro, sábado, a partir das 20h, comemorou-se o 2º aniversário do Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca. Através das 17 iniciativas já efetivadas, o Fórum conseguiu chegar a 115 pessoas (63 de Canelas, 3 de Serabigões, 20 de Vila Cova e 19 de Vila Viçosa), fruto de efetuá-las de forma descentralizada, por toda a União de Freguesias de Canelas e Espiunca.

Inicialmente, o Fórum Comunitário contou com apoio da Junta de Freguesia, a quem se juntou posteriormente a Rede Social do Município e a ADRIMAG, que através do apoio prestado, fez com que o Fórum Comunitário crescesse a ponto de ser um projeto da comunidade local, no qual há espaço para o debate dos assuntos de Canelas e Espiunca e para concretização de ideias, combatendo também o isolamento social e fomentando a economia informal.

Nos 17 encontros efetuados até ao momento, marcaram também presença 11 coletividades e associações locais, 3 IPSS’s, 4 entidades públicas, 5 empresas privadas e uma Universidade. Para além das visitas a idosos, momentos da agenda sociocultural da União de Freguesias e sessões de esclarecimento, o Fórum já participou num programa de rádio e numa “aula da Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário, do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa”.

Dar nota ainda de que o Fórum encontra-se a organizar sessões relacionadas com a temática da saúde, bem como a recolher roupas e outros objetos usados, com vista à criação de uma “Loja Solidária Comunitária”, que será “inaugurada ainda este ano em espaço cedido pela Junta de Freguesia”.

Nas próximas semanas, haverá a terceira  “Feirinha Comunitária de Natal”, bem como outras “duas comunicações em contexto académico”.

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica