Num jogo com vários reencontros, o tacticismo explica o resultado
Com a companhia de três autocarros cheios de adeptos, a equipa do FC Arouca deslocou-se este sábado a Vila Nova de Famalicão para defrontar os comandados de Armando Evangelista. A partida, que marcou o reencontro de Armando Evangelista com o FCA e de Vasco Seabra e Ivo Rodrigues com o FCF, terminou com um empate sem golos (0-0).
No que toca às equipas iniciais, Armando Evangelista fez render Rochinha por Otso Liimatta. Já Vasco Seabra trocou Fukui e Yalçin por Pedro Santos e Sylla (Trezza jogou a ponta de lança).
Foram os Lobos de Arouca a dar o pontapé de saída, com Danté a registar a primeira chance do encontro ao correr do segundo minuto: o remate do lateral esquerdo passou por cima da trave. Com uns bons primeiros minutos, os arouquenses até meteram a bola no fundo das redes ao minuto 11: Pedro Santos, com uma grande bola nas costas da defesa, colocou Trezza na cara do golo e, ainda que Zlobin tenha tocado na bola, esta acabou no fundo da baliza. Contudo, o lance foi anulado por fora de jogo.
Desde cedo se registaram inúmeros duelos entre os atletas das duas equipas, grande parte deles com uma pitada extra de agressividade na abordagem. Ainda que o equilíbrio se tenha mantido (e caracterizado a primeira parte como um todo), o Famalicão foi crescendo no encontro e, ao minuto 22, registou a primeira oportunidade, por intermédio de Gil Dias que obrigou Mantl a uma boa defesa.
Seguiu-se o “endiabrado” Aranda, que procurava de todos os feitios ferir a baliza arouquense. Nem sempre teve espaço e tempo para isso, mas, quando teve, foi perigoso. Primeiro, aos 29’, atirou de livre para uma grande defesa. Depois, ao minuto 34, este até marcou, mas Rafa Soares participou no lance e, quando o fez, estava em fora de jogo. Dois minutos depois, caiu na área, mas o árbitro, perto do lance, considerou que este efetuou uma simulação. Nota ainda para dupla chance arouquense, ambas com perigo, na reta final.
A toada de jogo manteve-se no arranque do segundo tempo, com a equipa de terras de Santa Mafalda a vir dos balneários com uma melhor atitude. Ainda que apenas tenha registado uma oportunidade concreta de perigo (remate de Jason aos 50’), ambas as defensivas mantiveram-se fechadas a qualquer entrada ofensiva, fruto do enorme tacticismo que ambas as equipas tiveram. À medida que os minutos avançavam, ambas as equipas foram aumentando os índices de agressividade nas disputas e procuraram outras soluções para chegar à área adversária, mas sem sucesso. Ainda assim, é importante salientar que o Arouca esteve por cima do encontro, pois esteve sempre mais próximo da área e evitou que os famalicenses lhes fizessem o mesmo.
O pacto de não-agressão no resultado foi-se mantendo, até que, a dez minutos do fim, houve mesmo uma agressão. Gil Dias que, após rasteirar David Simão, dirigiu-se agressivamente a este e, numa troca de palavras, tocou com a mão na face do capitão arouquense, despoletando essa confusão que apenas resultou em cartões amarelos para cada lado. As bancadas puxavam pelos seus atletas, o Arouca dominava e atacava, mas, por muito que tenha feito o tudo por tudo para o evitar, não conseguiu rasgar o pacto de não-agressão.
Com este ponto para cada equipa, os arouquenses saem provisoriamente dos lugares de descida, somando 8 pontos. O Famalicão mantém-se em sétimo lugar, com 17 pontos. Segue-se agora pausa para seleções, após a qual se irá disputar nova ronda da Taça de Portugal. O FCA irá receber o Farense, já o Famalicão também vai jogar em casa contra o Santa Clara.
Tempo de compensação: 2 minutos na primeira parte, 6 na segunda.
Espetadores:
Suplentes Famalicão:
Carevic (GR); R.Pinheiro, De Haas, D.Costa (DF); Van de Looi, S.Lobato, M.Amorim,(MD); A.Rodrigues, M.González, (AV)
Suplentes Arouca:
Thiago (GR); A.Pinto, C.Lamba (DF); Loum, Fukui, Pablo, (MD); Puche, Yalçin, H.Araújo (AV)
Ficaram de fora Matías Rocha, Galovic, Kouassi, (lesão), Valido, Quaresma, P.Moreira, Busquets, Marozau, Vitinho, Weverson.
Substituições Famalicão:
60 – Saíram Liimatta e Gustavo Sá, entraram M.González e M.Amorim
84 – Saiu Gil Dias, entrou S.Lobato
92 – Saíram Youssouf e Aranda, entraram Van de Looi e A.Rodrigues
Substituições Arouca:
73 – Saíram Ivo.R e P.Santos, entraram H.Araújo e Fukui
82 – Saíram Trezza e D.Simão, entraram Puche e Loum
92 – Saiu Jason, entrou Pablo
Arbitragem:
Miguel Nogueira, Nuno.P, Luís.V e Marcos.B. No VAR, Sérgio Guelho e Hugo.M
Disciplina Famalicão:
Cartão amarelo a Aranda (39’), Liimatta (49’), M.Amorim (65’), Gil Dias (80’), Topic (90’)
Disciplina Arouca:
Cartão amarelo a D.Simão (40’), P.Santos (55’), Jason (80’)
Texto: Simão Duarte
Foto: Pedro Fontes