Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca apresentado a investigadores internacionais

O Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca foi apresentado em dois eventos académicos internacionais, suscitando o interesse e curiosidade de investigadores de diferentes universidades e países como Espanha, França, Suíça, entre outros.

As apresentações decorreram nos dias 31 de outubro e 13 de novembro, na Universidade Nova de Lisboa e no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, sucessivamente.

Na Universidade Nova de Lisboa foi apresentada a comunicação “A mobilização dos recursos comunitários – o caso do Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca (Arouca)”, no âmbito do IX Seminário Internacional sobre Ação Pública e Desigualdades. No ISCTE foi apresentada a comunicação “Making with the community – the case of the Community Forum of Canelas and Espiunca, in the rural interior of Portugal”, no âmbito da IV Conferência Internacional sobre “Social Solidarity Economy & the Commons”.

Estes trabalhos estão a ser desenvolvidos por três membros do secretariado do Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca, Rogério Roque Amaro, professor jubilado do ISCTE, Cátia Cardoso, doutoranda em Sociologia Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e Sara Sacur, Mestre em Nutrição Clínica pela Universidade do Porto.

Assentes numa lógica próxima do conceito científico de investigação-ação, estes trabalhos revelam a consistência e o potencial do projeto comunitário que tem vindo a ser desenvolvido em Canelas e Espiunca, desde setembro de 2022. Este projeto visa contribuir para a coesão social da União de Freguesias, ajudar as pessoas a resolver questões em diversas áreas (saúde, educação, segurança, cultura, etc) e ser um ponto de encontro de instituições e população.

Foto: Cátia Cardoso

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica