Apesar da hora já algo tardia e de algum frio que se fazia sentir, o povo arouquense não se inibiu de comparecer na Loja Interativa de Turismo, na passada sexta-feira, para ouvir José Pacheco Pereira.
Convidado pelo Círculo Cultura e Democracia para nova edição das “Conferências de Arouca”, o mote da conferência era o seguinte: “Numa altura em que a polarização social e política parece intensificar-se em Portugal e no mundo, o que isso significa para a nossa democracia, aos 50 anos do 25 Abril?”
Pacheco Pereira iniciou o seu discurso com um agradecimento pelo convite e pelas “palavras gentis” que lhe dirigiram, falando logo de seguida sobre o tema em questão. De acordo com o próprio, nos dias de hoje, uma das características é “a confrontação, em que as pessoas se regimentam de um lado ou do outro”. As redes sociais são uma das grandes influenciadoras desta polarização, pois, no seu entender, “as pessoas só gostam e escrevem sobre aquilo de que gostam” e não veem sequer tudo aquilo de que não gostam, recorrendo também à “violência de comentários, ataques e a ideia de que somos nós ou eles”.
Texto: Simão Duarte
Foto: Sofia Brandão
A REPORTAGEM COMPLETA DESTE EVENTO ESTARÁ DISPONÍVEL NO NOSSO SITE DURANTE ESTA SEMANA