Decorreu no passado sábado, dia 23 de novembro, na casa da cultura de Arouca o evento “Agricultoras Familiares – O(s) valor(es) que produzem”, dedicado às mulheres agricultoras e rurais, e à valorização do seu papel.
A abertura do evento foi realizada pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Claúdia Oliveira, seguida pela intervenção de Isabel Martins, presidente da CNA, que falou sobre o papel das mulheres no desenvolvimento da agricultura e “na manutenção de um mundo rural habitado e vivo”.
Seguiu-se a intervenção de Miguel Viegas, professor da Universidade de Aveiro, com a apresentação do estudo “Valorização do trabalho das mulheres agricultoras e rurais”, onde mostrou ao público diversos gráficos e valores que ressaltam a importância e a distinção do trabalho das mulheres no ramo agrícola ao longo de todo o país.
A terceira intervenção foi por parte de Joana Lima que apresentou a “Caderneta da Mulher Agricultora e Rural”, um documento que tem como objetivo “medir a produção agrícola da mulher, e sistematizar os resultados económicos, monetários e não monetários, do trabalho das agricultoras familiares”, com o intuito lhes dar visibilidade.
A iniciativa contou ainda com um momento de debate e partilha de vivências e opiniões, onde os presentes deixaram um pouco da sua história de ligação à agricultura.
A conversa foi organizada pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura), a MARP (Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas), a UABDA (União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro) e o MDM (Movimento Democrático de Mulheres) contando ainda com o apoio do Município arouquense.
Foto: Carlos Pinho