Último concerto do FIOMS é já no próximo domingo

Festival vai na sua 4ª edição

O Município de Arouca recebe, no próximo dia 1 de dezembro, o último concerto da 4.ª edição do Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra (FIOMS). O festival, que celebra a música sacra e do órgão, leva a Arouca um concerto imperdível, que terá lugar no cadeiral do Mosteiro de Santa Maria de Arouca.

A atuação do organista espanhol Juan María Pedrero está agendada para as 16h30. Ao longo de mais de um mês de festival, o FIOMS marcou presença em cidades como Porto, Vila Nova de Gaia, Valongo, Maia, Gondomar, Espinho, Vila do Conde, Amarante, Felgueiras (concerto a realizar no próximo dia 30 de novembro), Oliveira de Azeméis e Paços de Ferreira.

No total, até 1 de dezembro, contabilizam-se 40 concertos em 34 igrejas distribuídas por 12 municípios do Grande Porto e região Norte, com uma programação que reúne mais de 400 intérpretes, incluindo organistas, coros e orquestras de renome internacional. Todos os concertos são de entrada livre.

Com a participação de mais de 30 organistas de 10 países diferentes, o FIOMS 2024 promete ser uma experiência enriquecedora para os amantes da música sacra e do órgão, oferecendo interpretações executadas em igrejas históricas, cujo ambiente complementa a grandiosidade das composições.

“Nesta quarta edição, o FIOMS assume-se como o espaço onde a tradição encontra a inovação, onde o antigo é valorizado pelo novo, onde impera a descentralização e livre acesso à cultura, e onde o Órgão e a Música Sacra são o íman de convergência de todos os caminhos, os tradicionais e os menos convencionais. Acreditamos que a música é a ponte para a valorização do inigualável património religioso e organístico da nossa região e, por isso, reativamos a ligação das populações de 11 concelhos de todo o Grande Porto e para além dele (de Amarante a Felgueiras, de Vila do Conde a Arouca) com os verdadeiros monumentos únicos que são as nossas igrejas com órgão de tubos e que acolhem os 38 concertos, deste IV Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra”, referiu Filipe Veríssimo, Diretor Artístico do FIOMS.

Inserido numa região que acolhe mais de uma centena de órgãos de tubos, e o enorme potencial de desenvolvimento turístico da Área Metropolitana do Porto, o FIOMS contribuiu para a afirmação da região não apenas a nível nacional, mas também internacionalmente.

Para mais informações sobre a programação completa, locais e artistas, consulte o site oficial do festival ou as redes sociais do FIOMS.

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica