Hoje, 04 de dezembro, pelas 14h, será apresentado no Pólo Escolar de Arouca o primeiro livro infantil das Montanhas Mágicas, editado pela ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira, sediada em Arouca.
Intitulado “O Tesouro das Montanhas Mágicas”, destaca-se, segundo a presidente da Direção da ADRIMAG e presidente do Município de Arouca, Margarida Belém, “pelo facto de mobilizar uma componente científica e de conhecimento, assente nas características do território Montanhas Mágicas (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra), desenvolvida em estreita articulação com o programa curricular da disciplina Estudo do Meio, do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.” João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG refere que “estamos em crer que é a primeira vez que uma publicação com estas características é publicada em Portugal, o que faz dela única”, que destaca ainda: “esta simbiose, a da aprendizagem a partir das características das Montanhas Mágicas, promove, também, junto das crianças, o sentimento de pertença a este território.”
O livro agora editado e respetivo suplemento educativo serão distribuídos por todas as crianças a frequentar o 4º do 1º ciclo, de todos os 7 municípios que integram o Território das Montanhas Mágicas, alcançando cerca de 1000 alunos, no presente ano letivo estando o mesmo preparado para ser mobilizado autonomamente e/ou na sala de aula, em contexto de aprendizagem, pelos professores. Está prevista, ainda, a distribuição pelos alunos nos próximos 3 anos letivos, encerrando um ciclo de 4 anos de distribuição gratuita desta publicação, num total de cerca de 4 mil alunos abrangidos.
Nascem no âmbito de um Projeto de Cooperação – Cooperação 3G -, coordenado pela ADRIMAG e financiado pelo FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural) através do PDR2020, que visou o desenvolvimento de atividades no âmbito da geoeducação, geoturismo e geoconservação, representando um investimento de 13.902,90€.
Fique com a Sinopse
Concebida como estímulo à leitura junto dos mais pequenos, “O Tesouro das Montanhas Mágicas” é uma longa e empolgante viagem de quatro amigos improváveis pelas Montanhas Mágicas (Freita, Arada, Arestal e Montemuro), em busca de um misterioso tesouro. A borboleta Bia, a abelha Mel, o guarda-rios Alfredo e a lontra Micas são as personagens principais de uma história que nos leva a alguns dos muitos pontos emblemáticos deste território com um património natural e cultural ímpar. Pelo meio da narrativa, a fauna, a flora, o património edificado, personagens históricas, lendas, a dádiva enorme da amizade e uma mensagem de futuro.
Juntamente com o livro, será distribuído um suplemento educativo “Joga e Aprende com o Tesouro das Montanhas Mágicas”, recheado de atividades concebidas a partir desta história mágica.
A marca Montanhas Mágicas, criada pela ADRIMAG, fica agora mais rica e mais colorida, com a edição deste livro da autoria de Marisa Araújo e ilustrado por Joana Pinto. Lurdes Alves foi a criadora do conteúdo do suplemento educativo.
Ficha Técnica:
Texto: Marisa Araújo
Ilustradora: Joana Pinto
Criação de conteúdo educativo: Lurdes Duarte
Paginação, acabamentos e impressão: Gráfica GMVide
Edição: ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira.
Sobre a ADRIMAG e o Território das Montanhas Mágicas
A ADRIMAG, Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira, é uma associação de desenvolvimento local, cuja área de intervenção abrange os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra – território Montanhas Mágicas.
O território Montanhas Mágicas® é um território de montanha localizado na fronteira entre a Região Norte e a Região Centro de Portugal Continental, encaixado entre o Douro e o Vouga e fazendo ainda a transição do Interior montanhoso para o Litoral plano.
O território Montanhas Mágicas é reconhecido desde 2013 pela Federação EUROPARC como destino turístico sustentável, tendo sido atribuída a Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas e classificadas, nas quais se enquadram cinco áreas classificadas: o Arouca Geoparque Mundial da UNESCO; Sítios da Rede Natura 2000: Serras da Freita e Arada; Serra de Montemuro; Rio Paiva e Rio Vouga.