No passado dia 28 de novembro, a AECA (Associação Empresarial de Cambra e Arouca) celebrou 33 anos de atividade, na Quinta Progresso, Macieira de Cambra – Vale de Cambra.
O seu presidente, Carlos Brandão, no início do seu discurso, referiu que nesse dia não celebraram “apenas mais um aniversário da AECA, mas também o espírito empreendedor, a coragem e a determinação que caracterizam os empresários de Arouca e Vale de Cambra”. O dirigente realçou o objetivo principal da Associação “o crescimento e a força das empresas da nossa região”. “A AECA tem sido, ao longo dos anos, um pilar fundamental para a promoção do desenvolvimento económico e empresarial da região. Com uma comunidade de 245 associados ativos, temos conseguido criar um ambiente de cooperação, inovação e crescimento sustentável para os negócios de Arouca e Vale de Cambra. 2024 foi um ano repleto de iniciativas e ações que fortaleceram ainda mais o papel da AECA como parceira estratégica dos empresários da nossa região”, acrescentou. Destacou também as várias atividades realizadas em parceria com os Municípios e algumas das conquistas que refletem o “dinamismo e a força” das empresas associadas. “Entre os associados da AECA, são 12 empresas distinguidas com o COTEC Inovadora24, um selo que reconhece o compromisso com a inovação e a tecnologia. Além disso, temos 40 empresas PME Líder e 22 empresas PME Excelência, exemplos claros de resiliência e sucesso. Adicionalmente, é com grande orgulho que destaco que Arouca e Vale de Cambra têm 87 empresas entre as 1500 maiores do distrito de Aveiro, que, juntas, faturam mais de 1 bilião de euros. Estes números são a prova inequívoca de que somos uma região com uma economia vibrante e empresas de excelência”, explicou aos presentes.
No que concerne Infraestruturas e Desenvolvimento Regional, Carlos Brandão denota que a AECA “continua na linha da frente da luta pela conclusão da Variante Arouca-Escariz, uma obra imprescindível para Arouca”. “Estamos lado a lado com o Município nessa empreitada, pois sabemos a importância desta ligação para o desenvolvimento da região. Além disso, estamos a fazer pressão e lobby para a conclusão de outras vias estruturantes, como o troço Rossio-Escariz e a ligação Chão de Ave-Carregosa, que há muitos anos se encontra em estado deficitário para o volume de trânsito que suporta”.
AECA em Vale de Cambra
O empresário salientou que no que diz respeito a Vale de Cambra a AECA “apoia ativamente o alargamento das Zonas Industriais”, essenciais para garantir que os “municípios tenham condições para acolher” as empresas e “para impedir que sejam forçadas a procurar outros locais para se instalar”. “Olhando para estes números, conquistas e projetos futuros, e com a equipa extraordinária que temos, é impossível não nos sentirmos motivados e confiantes no futuro. Quero desafiar-vos a pensarem além dos limites, a continuarem a inovar e a buscar novas oportunidades. Deixo-vos com uma reflexão: Os desafios existem para nos fortalecer. Juntos, podemos transformar dificuldades em grandes oportunidades de crescimento e sucesso. A força da nossa associação está em cada um de vocês, e é por isso que continuaremos a trabalhar para apoiar as vossas iniciativas e para impulsionar a economia local. Hoje, celebramos não apenas mais um aniversário da AECA, mas celebramos o espírito empreendedor, a coragem e a determinação que caracterizam os empresários de Arouca e Vale de Cambra”, concluiu.
Ausentes, em virtude da realização das Assembleias Municipais, que decorreram ao mesmo tempo que o jantar da AECA, estiveram os presidentes dos Municípios, que assim sendo, marcaram “presença” com uma mensagem em vídeo.
Margarida Belém, Presidente do Município de Arouca, relevou que a AECA é um parceiro privilegiado no que concerne o desenvolvimento económico, industrial e ao fomento do empreendedorismo a nível local. Felicitou a AECA pelas três décadas de existência, cujos Órgãos Sociais têm sido incansáveis na defesa dos interesses dos seus associados. Reafirmou o compromisso do Município para com os empresários, tendo referido o investimento ao longo dos últimos anos, tais como a requalificação das Zonas Industriais, assim como a consolidação da intervenção da requalificação da Zona Industrial das Lameiradas, e esperando ainda avançar com a intervenção no Parque Industrial de Escariz. Relativamente ao comércio local, destaca a concretização do Bairro Comercial Digital de Arouca. Reafirmou continuar a trabalhar na aposta da ampliação da habitação a nível local, tendo elencado alguns investimentos. Nas acessibilidades referiu o investimento mais relevante como a via de ligação Rossio/Nó de Escariz (acesso à A32). Com a aposta em, mais habitação e melhores acessibilidades, O Município quer garantir que os trabalhadores dispõem de condições necessárias para continuarem a residir em Arouca. O Sucesso dos empresários é o sucesso de todo o concelho”.
José Pinheiro, presidente do Município de Vale de Cambra, dirigiu palavras de gratidão aos empresários pelo trabalho que desenvolvem, “de muita canseira, muita entrega e muita inovação, criação de postos de trabalho, criação de riqueza”. “Os empresários são o “pulmão” do nosso município. Um trabalho reconhecido nacional e internacionalmente, também pelos prémios recebidos, pelos resultados económicos que vão apresentando sucessivamente ao longo dos anos. Passámos por períodos difíceis. Tivemos a Pandemia que criou enormes problemas, também à indústria e ao comércio mundial, mas os empresários foram sempre resilientes, determinados, em frente com um foco muito grande no crescimento, cada vez mais na especialização do trabalho que desenvolvem.
Por isso agradeço de forma muito reconhecida aquilo que é esforço dos empresários. A Câmara Municipal tem também feito trabalho, tem também feito esforços no sentido de ajudar a indústria com a criação de novas áreas de acolhimento empresarial que serão vertidas no próximo PDM, porque sem elas, as empresas não podem crescer, outras não se podem fixar e queremos garantidamente contribuir para que isso seja possível, num prazo muito curto, a par de outras medidas que temos tomado, nomeadamente com a redução das taxas de licenciamento, que permite contribuir para que a saúde das empresas possa ser cada vez melhor. Este é também o último jantar da AECA, embora ausente, enquanto presidente da Câmara Municipal, dizer-vos a todos que foi um grande gosto ao longo destes 11 anos, ter partilhado estes momentos, partilhar estas sensações e levo-vos com gosto no coração, porque foi com uma dedicação com paixão, com entrega, que me dediquei ao serviço público, que me dediquei a Vale de Cambra, que me dediquei a todos os Valecambrenses”.
No corte do bolo de aniversário (iguaria oferecida pelo Associado Rainha1 – Amorim & Rocha, Lda.) os Empresários brindaram ao sucesso empresarial, com o Cambra Vinho Espumante, oferta da Adega Cooperativa de Vale e Cambra. O Associado Doces Conventuais de Arouca, pelas mãos de Jorge Bastos, presenteou os Empresários com o sortido de doces conventuais à sobremesa.
Para memória ficou mais um jantar dos Empresários, um convívio em modo de networking, com grande festividade, servido pela Quinta Progresso, Macieira de Cambra – Vale de Cambra.
Carlos Brandão -Presidente AECA