Num esforço conjunto de sensibilização e educação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arouca, tem estado a dinamizar atividades vibrantes e transformadoras nas escolas do concelho de Arouca, abordando um tema “Os direitos da Criança”.
Ao longo do mês de novembro, mais de duas centenas de crianças tiveram a oportunidade de participar em dinâmicas interativas e enriquecedoras que destacaram a importância de compreender, respeitar e defender os direitos de todas as crianças, independentemente da sua origem ou circunstância. Essas atividades tinham como objetivo principal criar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Em cada escola, as atividades foram pensadas para envolver as crianças de forma ativa, permitindo-lhes refletir sobre temas como o direito à educação, à saúde, à proteção e à participação nas decisões que afetam as suas vidas, pois a comissão pretendeu que as crianças conhecessem os seus direitos, mas, acima de tudo, que sentissem que têm voz e que são ouvidas. Numa das atividades desenvolvidas, designada “Os meus Super Poderes”, os alunos puderam expressar em desenhos a sua visão sobre os direitos fundamentais de forma criativa e envolvente.
A mensagem final é clara: os direitos das crianças “não são apenas palavras num papel; são pilares para uma sociedade mais humana e justa”. “O trabalho da CPCJ em parceria com as estruturas educativas, é uma prova viva de que, juntos, podemos construir um futuro melhor – um direito que todas as crianças merecem!”, concluíram.
Foto: Carlos Pinho