Com o auditório do Salão Paroquial de Mansores completamente cheio, teve lugar no dia 7 de dezembro de 2024, a apresentação pública de “O livro de Mansores” do dr. José António Rocha.
Apaixonado pela sua terra e pelo seu Concelho, como o provam as suas várias publicações sobre Mansores, José Rocha atinge, com esta obra, a cereja em cima do bolo, um bolo confecionado arduamente, durante tantos anos e que agora é distribuído ao público, nomeadamente aos mansorenses que acorreram a esta sessão de apresentação, o que prova, à priori, o interesse e o apoio do povo de Mansores a esta publicação sobre a sua terra.
O livro de Mansores
A apresentação da obra e do seu autor foi feita pelo professor Luís Pinho que começou por salientar a insaciável curiosidade e o grande amor à cultura do dr. José Rocha, seu amigo de infância.
Abordando a estrutura desta vasta obra, com mais de 700 páginas, ricamente ilustradas e com ótima apresentação gráfica, que esteve a cargo do designer Paulo Jesus, também ele natural de Mansores, Luís Pinho começou por chamar a atenção para o índice da obra, muito bem elaborado, e que ajudará, facilmente, o leitor a navegar através das suas numerosas páginas, quando as quiser consultar.
Dando-nos uma visão autêntica da Freguesia, esta obra é “a memória das gentes de Mansores” e fruto de longas e aturadas pesquisas que o seu autor fez, apaixonadamente, durante vários anos.
Seguidamente o autor, visivelmente satisfeito mas, ao mesmo tempo, gratamente aliviado por ter chegado ao fim deste intenso e absorvente projeto editorial, referiu as inúmeras diligências que encetou à procura de apoio financeiro para a edição desta obra, quer junto de pessoas individuais, quer de entidades coletivas.
Falando, seguidamente, sobre a génese desta exaustiva monografia sobre Mansores, José Rocha narrou algumas curiosidades sobre personagens de Mansores constantes na obra e referiu os principais custos administrativos à volta da publicação desta sua mais recente obra.
Apostando na qualidade gráfica desta monografia, José Rocha devolve aos mansorenses o produto da sua intensa e apaixonante pesquisa e recolha documental, afirmando que “o livro deixou de ser meu para passar a ser da comunidade e dos leitores”.
Grafismo inovador
Paulo Jesus, formado em design gráfico, foi o responsável pela paginação e pela criação do grafismo original desta publicação.
Distribuindo o abundante material recolhido e produzido pelo autor da obra, ao longo de 12 capítulos, Paulo Jesus justificou não só a cor, como também, o grafismo da capa em que predomina o verde, pretendendo, assim, exprimir as várias tonalidades que o verdejante vale de Mansores apresenta ao longo do ano.
Por sua vez, as impressões digitais que o título do livro apresenta, pretendem assinalar as mãos trabalhadoras dos mansorenses, ao longo das várias gerações.
Considerando o autor da obra um grande embaixador de Mansores e de Arouca, através das suas diversas obras já publicadas, o Presidente da Junta de Freguesia, Jorge Oliveira, manifestou o seu orgulho pela publicação desta vasta monografia e exprimiu a sua satisfação pela grande afluência do público na apresentação da mesma.
Ciente da importância do papel que os professores representam na formação dos seus alunos e no gosto pela leitura e pela cultura que lhes tentam transmitir, Jorge Oliveira chamou ao palco as duas professoras primárias do autor, Áurea Rita e Maria Martins, para lhes entregar um ramo de flores, como símbolo da gratidão pelo seu exigente trabalho docente e educativo.
Refira-se ainda, que a abertura e o encerramento desta sessão de apresentação teve um apontamento musical através da interpretação de dois trechos musicais, um em viola, na abertura, e outro em violino, no encerramento, por parte de dois jovens de Mansores, o Miguel e a Constança..
“Cultivar e manter viva a memória do passado da nossa terra e dos nossos pais é um dever e uma expressão de gratidão” – escreve o autor desta monografia na introdução da sua obra. E é indiscutível que esta bela publicação foi um excelente contributo para o cumprimento deste objetivo, mas é óbvio que tal gratidão será também, e mui justamente, direcionada ao seu autor, o dr. José Rocha por esta mais extensa monografia sobre Mansores. E será natural que os mansorenses sintam orgulho por esta obra, bem como gratidão e reconhecimento pelo seu autor.
Texto: José Cerca
Fotos: Ricardo Almeida