Arougranitos: 31 anos a tratar os clientes como amigos

Nesta edição do Empresas & Empresários damos-lhe a conhecer a Arougranitos, situada na zona industrial da Farrapa. Fundada em 1993 pelos irmãos Fernando Andrade e Antero Andrade a empresa trabalha todo o tipo de pedra, garantindo um serviço de qualidade, bastante competitivo na área, e cumprindo sempre o objetivo de tratar todos os clientes com proximidade, satisfazendo todas as suas necessidades.

“Não havia muitos empresas no setor da pedra”

Fernando Andrade, atualmente único proprietário da Arougranitos, contou ao DD que “com 16 anos” foi “trabalhar para um vizinho, que era o único que fazia campas aqui em Arouca”, explicando que mais ninguém trabalhava a pedra na região, o que despertou o seu interesse na área.  Começou por trabalhar, “nos tempos livres”, até que acabou por ficar a “tempo inteiro”. Mais tarde, aos 19 anos, decidiu começar “por conta própria”, momento em que surgiu a sociedade com o irmão, Antero Andrade, que sem perceber da matéria (a pedra), decidiu “apostar” no irmão e no seu conhecimento. O empresário viu a aposta do irmão como um grande apoio “financeiro e emocional”, revelando que “arriscar num negócio não é fácil”, e este “precisava de muito investimento inicial”.

Inicialmente começaram a atividade no centro de Arouca, mas com a subida no fluxo de encomendas, visto que na altura faziam “muita exportação”, “70 a 80% do produto era para exportação”, surgiu a necessidade de “adquirir máquinas”, (colocar corrente elétrica), e foi então que compraram o terreno e construíram as instalações na Zona Industrial da Farrapa, onde se encontrem até aos dias de hoje. “Facilmente se entra no mercado”, adiantou o dono da empresa, explicando que o importante é “ser o mais sincero possível, e nunca tentar enganar o cliente”, isso aliado a um “sorriso no rosto” faz com que o “o cliente” esteja “garantido” confessou, adiantando que o segredo passa também por ter “a sensibilidade de saber o que o cliente procura”.

“Tudo que seja granitos, nacionais ou importados, nós trabalhamos”

A Arougranitos oferece um leque variado de serviços na sua área de trabalho, tudo o que implica trabalhar a pedra ao mais ínfimo detalhe são capazes de fazer. “Fazemos a transformação desde o bloco de 25, 30 toneladas, até à pedra mais pequenina”, contou Fernando Andrade, na entrevista, explicando que os serviços mais requisitados são no “setor funerário”, e no “setor de obras públicas”.

Com incidência maioritariamente no mercado nacional, “90% da produção”, não tem interesse em arriscar no internacional, pois tem “muitas obras e boas empresas no mercado nacional” com quem pode trabalhar. O público-alvo desta empresa vai desde o cliente particular, maioritariamente na parte do setor funerário, às grandes empresas de construção civil, na parte das obras públicas. Todavia estão sempre abertos a todo o tipo de propostas por parte dos clientes que pretendam trabalhos de pedra.

“Num artigo para o cemitério, não estamos a vender uma pedra, estamos a vender um sentimento”

A empresa vê os clientes como individuais, preocupando-se com as necessidades de cada um, e tendo “a sensibilidade de ir ao encontro” do que procuram, revelou o proprietário. “A base disso tudo é cada cliente ser um amigo”, salientou, adiantando que uma das características que os destaca é a “relação de proximidade” que têm com cada um. Para além disso um dos pontos que distingue a Arougranitos da concorrência é a qualidade do serviço e versatilidade. Têm o equipamento para responder a qualquer pedido de forma autónoma, sem terem de recorrer a outras empresas, “se um cliente quer uma medida específica” têm “o equipamento para fazer a medida que ele quer”.

Fernando Andrade denotou ainda que no distrito de Aveiro há poucas empresas à altura da Arougranitos. “Existem duas, três que conseguem fazer praticamente o mesmo trabalho”, explicando que a sua empresa é das poucas na área com a capacidade de fazer “polimento em grossas espessuras”.

“Temos de ter funcionários bons e equipamento bom”

O negócio chegou onde está e mantém-se competitivo, e em alta, devido à constante “aquisição de máquinas”, “neste momento” trabalham “com máquinas de topo”, e estão “sempre a inovar e investir”, revelou o entrevistado, explicando que não só as máquinas trazem os bons resultados, mas sim o facto de terem “bons trabalhadores”. “Neste momento, na parte administrativa temos três colaboradores, temos um técnico comercial, e na parte fabril são cerca de treze”, expôs Fernando Andrade, com orgulho nos seus funcionários e nos resultados da sua empresa.

O bom trabalho de todos os colaboradores leva a que estejam a produzir em média, por ano, “10 mil metros quadrados de obra à medida” comentou, explicando que se fosse “em obra standard” seria possível produzir “o triplo”.

“A pedra vai ter sempre lugar, a pedra é eterna”

Uma empresa que se define pela seriedade, proximidade e dedicação, tem como objetivo futuro manter “um leque alargado de setores de oferta”, e nunca se especializar apenas num.  O proprietário acredita que é essa a melhor forma de manter a empresa estável. O setor da pedra é muito instável, explicou, um dia o cliente quer um tipo de serviço e de pedra, e no outro já passou “a moda”, mas que esta (a pedra) terá sempre lugar, então a estabilidade da empresa vem da capacidade de fazerem tudo, assim a empresa “não tem picos altos nem picos baixos”. Para além disso querem continuar a investir em “mais e melhores máquinas” de modo a aumentarem a produtividade e serem cada vez mais competitivos em preços e em qualidade.

Pode visitar a sede da Arougranitos  na Zona Industrial da Farrapa, nº 442 Chave
4540-267-Arouca, consultar a sua página de Facebook em https://www.facebook.com/ArougranitosLda ou o seu site em https://www.arougranitos.com/.

Fernando Andrade na secção de polimento

Monitor da fresadora CNC

Máquina talha blocos 3000

© 2025 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica