A um dia do final do ano e, consequentemente, do início do mercado de inverno, o FC Arouca anunciou as saídas de Mateus Quaresma e Thiago Rodrigues. O clube anunciou que chegou a acordo para a “rescisão de contrato por mútuo acordo” com ambos os atletas, fazendo-lhes “votos de agradecimento”
O lateral esquerdo Quaresma chegou a terras de Santa Mafalda a um de outubro de 2020, época de Segunda Liga, onde se estreou a marcar e foi titular regular na primeira época. Daí em diante, agarrou a titularidade e destacou-se pela capacidade física, percorrendo com rapidez todo o flanco esquerdo e a zona interior esquerda, a ponto de, segundo a imprensa desportiva, ter despertado o interesse de alguns clubes do estrangeiro. Na temporada passada, lesionou-se gravemente no joelho esquerdo a 26 de agosto, na terceira jornada. Após intervenção cirúrgica, voltou aos relvados a 10 de março de 2024, cinco meses depois, pelo que efetuou apenas nove jogos.
Na presente temporada, as lesões voltaram a afetá-lo, tendo disputado apenas quatro encontros, ainda que a sua forma pós-lesões não fosse a mesma que evidenciara antes das mesmas. Nas cinco temporadas que o lateral brasileiro fez pelos Lobos de Arouca, onde conquistou o regresso à Primeira Liga e a qualificação para a Conference League, somou 110 jogos, onde marcou dois golos e deu sete a marcar.
Thiago teve uma passagem de menor revelo desportivo, na medida em que, desde a chegada em dezembro de 2022, esteve na sombra de Arruabarrena e, atualmente, de Nico Mantl. O guardião brasileiro de 28 anos não somou qualquer jogo esta temporada, contudo somou nove encontros, quase todos para as taças (de Portugal e da Liga), nas duas temporadas anteriores.
Por fim, dar nota de que o FC Arouca conta agora com dois laterais esquerdos – Weverson, em definitivo, e Danté, por empréstimo -, bem como dois guardiões (Mantl e Valido, ambos em definitivo).
Texto: Simão Duarte
Fotos: FC Arouca