Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda promove três concertos de comemoração dos 275 anos do Órgão do Mosteiro de Arouca

Integrado na comemoração dos 275 anos do Órgão do Mosteiro de Arouca (1743-2018), a Mesa da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda de Arouca promove uma série de três concertos programados para o corrente ano. O primeiro deles realiza-se este sábado, dia 7 de Julho, pelas 21 horas, no Cadeiral.

Haverá primeiro uma breve palestra de abertura sobre o ‘Órgão de Arouca’, seguindo-se o concerto de órgão e sopros protagonizado pelo agrupamento ‘Ventos do Atlântico’, constituído por Alexandre Andrade (flauta), Rui Correia (flauta), Andreia Carvalho (oboé barroco), António Vidal (Oboé Barroco), Joana Almeida (Fagote barroco) e Catarina Sousa (órgão). O grupo vai interpretar peças de Isabela Leonarda, António Vivaldi, Carlos Seixas e W.J. Spourni.

O segundo concerto será a 13 de outubro e o terceiro no dia 27 de novembro, ambos às 21h00.

O Órgão de Tubos do Mosteiro de Arouca data de 1743 e foi construído por Manuel Benito Gómes, organeiro de Valladolid. Contam-se-lhe 1352 tubos, regulados por 24 registos. Este órgão é notável não apenas pela sua sonoridade como pela sua textura organística, implantação no espaço e decoração. Situado entre o coro das freiras e a igreja do mosteiro, permite ao mesmo tempo tornar-se um instrumento de concerto e um instrumento para a liturgia. Está implantado numa estrutura de talha prolicromada que associa a beleza pictórica à qualidade sonora.

Mais informações na próxima edição impressa.

© 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por [+|-] Enérgica